7 de novembro de 2016

Instalado novo equipamento científico multiusuário

Com o apoio da Fapesp, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) acaba de instalar e colocar em funcionamento um novo equipamento científico multiusuário de Espectroscopia Raman, tendo o mesmo sido instalado no Centro de Caracterização de Espécies raman2-350Minerais pertencente ao Grupo de Cristalografia da Unidade.

A espectroscopia Raman é uma técnica fotônica de alta resolução que pode proporcionar, em poucos segundos, informação química e estrutural de quase qualquer material, composto orgânico ou inorgânico permitindo assim sua identificação.

Em física do estado sólido, a espectroscopia Raman é usada para, entre outras coisas, caracterizar materiais assim como analisar a variação das suas propriedades físicas e químicas em função temperatura.

Esse novo sistema é especificamente desenhado para a realização de medições tanto a escala micro quanto macro, e oferece capacidades de imagem confocal avançadas em 2D e 3D. Ele conta com uma moderna ferramenta de fácil utilização para localização automática, caracterização e análise Raman de partículas. Centenas ou milhares de partículas em amostras, tanto macroscópicas quanto miocroscópicas, podem ser rapidamente localizadas e caracterizadas utilizando estas novas capacidades.

Duas das principais linhas de pesquisa que irão se beneficiar deste equipamento são as de caracterização de novos minerais naturais brasileiros, e melhoramento, análise e caracterização de insumos farmacêuticos, como explicam os pesquisadores de nosso Instituto, Prof. Javier Ellena e Dr. Marcelo Barbosa.

Clique na imagem abaixo para assistir à reportagem.

raman-500