3 de abril de 2017

IFSC/USP é uma nova unidade da EMBRAPII

A Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (EMBRAPII) divulgou no dia 31 de março último o resultado preliminar da Chamada Pública 01-2016, que selecionou sete novas Unidades que irão atuar em áreas de competência diversas, sendo que uma delas é o IFSC/USP, que irá apresentar projetos na área de Biofotônica e Instrumentação, ligados ao desenvolvimento de equipamentos médicos para tratamento por meio de luz e micro-ondas terapêuticas, considerada uma área de competência inédita e com alta demanda.

O valor total dos planos de ação das selecionadas é de R$ 177 milhões, sendo R$ 58,8 milhões da EMBRAPII, sendo que a intenção é selecionar áreas de competência que possuem uma relação forte com um mercado nacional que está a todo momento necessitando de inovação.

Para esta Chamada Pública, foram recebidas 85 propostas de instituições candidatas. Desde sua fundação, a EMBRAPII já fechou 198 projetos no valor total de R$ 312 milhões. Com o novo resultado, são já trinta o número de Unidades credenciadas.

A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.