1 de abril de 2019

“IFSCão – 1ª Dog Therapy” – A interação entre o ser humano e o cachorro

O IFSC/USP, através de sua Comissão de Graduação, realizou no dia 30 do corrente mês (sábado), no Espaço de Convivência “Prof. Horácio C. Panepucci”, a primeira edição do IFSCão – 1ª Dog Therapy, com a intenção de colocar em contato alunos do IFSC/USP com cães selecionados, detectando-se nesse contato as sensibilidades individuais e o estado de espírito de cada participante após contato com os animais.

A iniciativa contou com a participação da psicóloga que se encontra ao serviço do IFSC/USP, Drª Bárbara Kolstock, que elaborou um questionário que foi entregue a cada participante no final do evento, questionando qual o motivo que o levou a participar do IFSCão –  se atualmente ele considera ter problemas de estresse, ansiedade, solidão, depressão, problemas com os estudos, ou problemas relacionados com abuso de álcool, drogas ou outras substâncias, questionando, igualmente, como a pessoa se sentiu após a atividade e se houve alguma alteração em como se estava sentindo ao chegar.

Subitamente, apareceram mais cachorros do que aqueles que estavam previstos para o evento, o que causou surpresa à organização do evento, principalmente à adestradora Daniela. “Foi uma grande surpresa ter aparecido outros cachorros, além daqueles que estavam selecionados para a interação, atendendo a que têm uma personalidade muito própria para interagirem com o ser humano. Contudo, foi muito legal e a interação ainda foi mais forte, já que houve uma mistura de personalidades em contato com as pessoas: desde o cachorro mais afável até aquele mais nervoso, mas não tivemos qualquer problema. Um ser humano perfeitamente normal não tem como não gostar de cachorro. Se não gosta de cachorro, você tem que ser bem avaliado para saber o que se passa com você”, sublinha Daniela, que já está pronta para uma próxima edição do evento.

Confira AQUI algumas imagens do evento.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP