
Profª Celeste Bernini
O IFSC/USP está reforçando a colaboração científica com a Universidade Nacional de São Luís (Argentina), que já remonta há cerca de quinze anos, desta vez através da visita e permanência, desde setembro último, de uma de suas pesquisadoras no âmbito de um treinamento junto ao difratômetro de raios-x de monocristal adquirido há cerca de dois anos pelo Laboratório Multiusuário de Cristalografia Estrutural (LaMuCrEs), uma estrutura integrada no Grupo de Cristalografia do Instituto.
De fato, a Universidade Nacional de São Luís (UNSL) prepara-se para no próximo ano receber um equipamento igual ao que se encontra no IFSC/USP, sendo que a Profª Celeste Bernini (42) permanecerá no IFSC/USP até o final de dezembro, no âmbito de uma bolsa de pesquisa de pós-doutorado que obteve do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (CONICET, Argentina), da qual integra a sua carreira de investigação desde 2013.
Neste contexto, a pesquisadora desenvolve atividades de investigação relacionadas com o seu tema de trabalho na área dos materiais conhecidas como “Redes Metal-Orgânicas”. Este contexto é uma excelente oportunidade para ela tendo o foco de poder recolher todas as informações necessárias sobre o citado equipamento, para que possa atender as demandas dos pesquisadores de sua universidade.
Doutora em Química, com especialidade na área de química inorgânica de materiais, com Pós-Doutorado realizado no Instituto de Ciências e Materiais de Madrid (Espanha) e com interesses particulares no desenvolvimento de novos materiais para campos de luminescência, catálise, biossensores, etc, a Profª Celeste Bernini considera que a parte mais difícil de seu treinamento junto ao equipamento tem sido o manuseamento dos softwares, atendendo a que desde 2010 houve um grande avanço na parte tecnológica dos equipamentos similares ao que se encontra no IFSC/USP. “As tecnologias avançaram muito e neste equipamento vou ter que me familiarizar com profundidade de todos os parâmetros para poder trabalhar com estruturas cristalinas e isso certamente irá tomar grande parte do meu treinamento”, pontua a pesquisadora.
O novo difratômetro de raios-x de monocristal que será instalado na Universidade Nacional de São Luís irá igualmente beneficiar uma larga comunidade de usuários da área de cristalografia de outras universidades argentinas, já que este tipo de instrumentação é muito escasso na Argentina e poderá dar acesso a usuários não só da Universidade de San Luís, mas também àqueles que realizam estudos cristalográficos em outras universidades daquele país e região, que não possuem este tipo de equipamento. Quando instalado na UNSL, será o quarto instrumento desse tipo em todo o país, contribuindo para a consolidação de grupos que realizam estudos cristalográficos e estão distantes da cidade de Buenos Aires e La Plata, que sempre foram os centros de destaque em cristalografia na Argentina.
Celeste Berrini irá participar entre os dias 02 e 08 de dezembro no IFSC/USP do “São Carlos OpenLab 2024” uma escola organizada pela Associação Latino-Americana de Cristalografia, tendo como base a última edição realizada em 2018, em Montevidéu – Uruguai – e nas experiências organizativas dos eventos anteriores, incluindo os “IUCr-UNESCO Bruker OpenLabs”, em 2014 e 2016. O programa desta escola estará dividido em aulas teóricas e práticas, incluindo os princípios de solução e refinamento de estruturas cristalinas, ministradas por renomados especialistas na área, sendo que esta iniciativa tem o intuito de contribuir para a capacitação dos estudantes da América Latina na área de cristalografia.

Prof. Javier Ellena (IFSC/USP) e Profª Celeste Bernini
Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP