20 de março de 2022

IFSC/USP recepciona seus calouros

“Sejam bem-vindos ao IFSC/USP, uma Unidade com reputação nacional e internacional”

E, finalmente, chegou o dia 14 de março de 2022, data que assinala o início da XXIV Semana de Recepção aos Calouros do Campus USP de São Carlos, evento que se prolongará até o próximo dia 18. Não é errado falar que todos – alunos, familiares, professores e servidores – estavam ansiosos pela chegada desta data, mas também não é menos verdade que atrelada a esse entusiasmo estava – e está – uma enorme expectativa, já que os dois anos anteriores foram estranhos, fora do que era habitual acontecer, tensos e bastante complicados para todos. Devido à pandemia, os eventos presenciais foram substituídos pelos virtuais (incluindo aulas), numa brusca transição que todos tiveram que se adequar. Foram dois anos de inúmeras dificuldades e, agora, com a tendência de se tentar voltar à normalidade de outros tempos e que de alguma forma foi esquecida devido às condições extremas pelas quais todos passaram, dá a sensação de existirem pequenos bloqueios individuais: uma espécie de “ressaca” que atinge a todos. Contudo, a USP está aí, provando que sobreviveu incólume a uma verdadeira hecatombe sanitária, principalmente graças ao empenho, coragem e resiliência de seus dirigentes, professores, alunos e servidores, e novamente pronta para desbravar e avançar nos caminhos que foram temporariamente condicionados.

Neste dia 14 de março, coube ao Reitor da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, emitir, através de um vídeo, uma mensagem de boas-vindas a todos os calouros, palavras que foram partilhadas pela Vice-Reitora da Universidade, Profª Maria Arminda do Nascimento Arruda e pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Aluísio Augusto Cotrim Segurado. Ao salientar que a Universidade de São Paulo foi bastante ativa durante a pandemia, tendo contribuído de forma significativa no combate à mesma, o Reitor da USP enfatizou que os novos ingressantes “estão entrando naquela que é considerada a melhor universidade da Ibero-América, que valoriza a excelência do ensino, da aprendizagem, da pesquisa e extensão. Aproveitem todas as oportunidades, vivam a riqueza da vida acadêmica”.

Para assistir à mensagem do Reitor da USP, clique na imagem abaixo.

IFSC/USP recepciona seus calouros

Profª Tereza Mendes

Como aconteceu em outras Unidades da USP, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) também promoveu a sua própria cerimônia de acolhimento aos seus calouros, de forma presencial (com controle do número de participantes) no “Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas” e através de seu Canal Youtube. Nessa cerimônia, estiveram presentes o Diretor e a Vice-Diretora do IFSC/USP, Profs. Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Ana Paula Ullian Araújo, bem como a Presidente da Comissão de Graduação, Profª Tereza Cristina Rocha Mendes, e a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Profª Cibelle Celestino Silva.

Profª Cibelle Silva

Para a Profª Tereza Mendes, o seu principal sentimento, naquele momento, foi de extrema felicidade em poder dar as boas-vindas, de forma presencial, a todos quantos escolheram a área da Física para singrar seus caminhos profissionais “A melhor atitude que um jovem pode ter é escolher o caminho do conhecimento, da sabedoria, para ocupar e defender seu lugar no mundo. Aproveitem tudo o que a USP tem para oferecer, mesmo num período complicado como o que vivemos atualmente, com guerra e pandemia”, sublinhou.

Profª Ana Paula Ullian Araújo

De igual forma, a Profª Cibelle Celestino Silva exprimiu toda a sua felicidade ao poder conversar com os alunos de forma presencial, “olho no olho”. “Uma extrema alegria voltar a receber os alunos de forma presencial, embora tenhamos que adotar todos os cuidados e todos os protocolos que se impõem neste período difícil. Sua presença é o que dá sentido à Universidade, embora a USP não tenha parado um minuto sequer”.

“Voltei à vida!”. Foram estas as primeiras palavras da Vice-Diretora do IFSC/USP, Profª Ana Paula Ullian Araújo, dirigindo-se a todos os alunos. “A Universidade sem alunos, não existe. Existem dois momentos importantes na vida de um estudante e que ficam marcados para toda a sua vida. O primeiro é quando ingressa na Universidade e o segundo é a sua formatura. Um período de tempo que, entre esses dois momentos, passa muito rápido. Então, vocês têm que viver intensamente esse tempo”.

Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Finalmente, as palavras do Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, foram não só de boas-vindas, mas também para explicar um pouco da história da criação do Instituto, tendo começado por sublinhar que o IFSC/USP é uma Unidade da Universidade de São Paulo com uma reputação nacional e internacional. “Talvez seja o melhor lugar para você estudar física no Brasil, pois é um Instituto que está conectado com outras áreas do conhecimento e com os grandes desafios que se colocam para resolver os problemas da sociedade”, sublinhou o docente, tendo enfatizado, igualmente, as elevadas contribuições dos pioneiros da Unidade – Profs. Sérgio Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas -, cientistas que impulsionaram as pesquisas que atualmente são desenvolvidas na cidade de São Carlos e no país.

Para conferir o vídeo destas apresentações, clique na imagem abaixo.

(Imagens: Ricardo Rehder)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação IFSC/USP