13 de setembro de 2021

IFSC/USP inaugura Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF)

Reforçando uma antiga parceria existente entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC), realizou-se no dia 08 de setembro, no período da manhã, a inauguração da nova Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), um serviço que iniciou suas atividades em 2015 (VER AQUI), mas que foi interrompido em 2020 devido à pandemia, tendo realizado nesse período 40 mil procedimentos, que beneficiaram 4 mil pessoas oriundas não só da cidade de São Carlos e região, como de todo o País. Nesse período de tempo, o IFSC/USP desenvolveu oito projetos de pesquisa, a saber: tratamento dos efeitos causados por fibromialgia, tratamentso de efeitos causados por artrose, tratamentos de efeitos causados pela Doença de Parkinson, tratamentos de mucosite, tratamentos de onicomicose, tratamentos de câncer de pele, tratamentos de úlceras venosas e desenvolvimento de bioimpedância.

Com casa nova localizada na Rua IV de novembro, bem na esquina com a “Santa Casa Clínicas”, a nova Unidade irá testar novos desenvolvimentos tecnológicos e tratamentos em quatro pesquisas específicas, a saber: capsulite adesiva (ombro congelado); dores e inflamação provocadas por artrite; prevenção para a má circulação sanguínea nos membros inferiores; e tratamento de úlceras venosas através de um novo equipamento.

Provedor da SCMSC, Dr. Antonio Valério Morillas Jr.

A cerimônia de inauguração ocorreu no Auditório “Alois Partel”, localizado no edifício da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, tendo contado com a presença do Provedor da SCMSC, Dr. Antonio Valério Morillas Jr., Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo, em representação do Prefeito Airton Garcia, Diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Prof. Emanuel Carrilho, representante do Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Rogério Gianlorenzo, e o Vereador Edson Hel, da Câmara de Vereadores de Araraquara, entre diversos outros convidados pertencentes aos quadros da SCMSC e IFSC/USP e empresa MMOPTICS.

Coube ao Provedor da SCMSC abrir a sessão, tendo enaltecido os projetos e trabalhos desenvolvidos pela SCMSC e pelo diretor do IFSC/USP e de seu grupo de pesquisa, tudo se traduzindo em “(…) um bem incalculável para toda a população da cidade de São Carlos, da região e do País. O Prof. Vanderlei Bagnato é um benfeitor da humanidade”.

Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato

Agradecendo em primeiro lugar ao corpo médico e assistencial da SCMSC por tudo quanto têm feito pela cidade, o Prof. Vanderlei Bagnato foi o orador seguinte, tendo destacado que o trabalho desenvolvido pelo IFSC/USP nunca teve o intuito de “aparecer” na media como um “show”. “Nós fazemos este trabalho porque é nossa obrigação como cientistas que somos”, destacou o Diretor do IFSC/USP. “Somos um grupo científico que trabalha com fundamentos da matéria e o nosso foco é tentar resolver, ou pelo menos minimizar, os problemas relacionados com a saúde das pessoas”, explicou Bagnato, tendo acrescentado a importância de combater as doenças crônicas, já que elas constituem um problema que impacta nas necessidades sociais, econômicas e de saúde pública. Ao exemplificar a situação de pessoas que sofrem com fibromialgia e/ou com Doença de Parkinson, o Diretor do IFSC/USP chamou a atenção para outro grande desafio que precisa ser vencido, que é a necessidade de tratar as pessoas que sentem na pele os efeitos secundários deixados pela pandemia, não só aquelas que contraíram a doença, mas todas as outras que foram obrigadas a ficar em casa, quase imobilizadas e que precisam de uma reabilitação eficaz. Em face a isso, o Prof. Vanderlei Bagnato afirmou que o Instituto de Física de São Carlos e a Santa Casa da Misericórdia de São Carlos não irão parar por aí. “A longa parceria entre nossas duas instituições, que se reforça com a oferta deste novo serviço, traduz-se num trabalho que estará conectado com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, pesquisadores e restante pessoal, sendo que a partir das 09h00 da próxima segunda-feira (13/09) ficará aberta a participação de voluntários para tratamentos que se enquadrem nestas novas pesquisas”, enfatizou o Diretor do IFSC/USP.

Por sua vez, para o Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo, que foi o último orador desta sessão, a Unidade de Terapia Fotodinâmica é uma oferta generosa para toda a população, um serviço gratuito, de excelência, baseado na ciência e na medicina, circunstância que permite uma aproximação mais efetiva das universidades ao poder público, um projeto que ele próprio está comandando para levar ao Prefeito Airton Garcia.

Descerramento da placa comemorativa da inauguração – Secretário Municipal de Saúde de São Carlos, Marcos Palermo, Diretor do IFS/USP, Prof. Vanderlei Bagnato e Provedor da SCMSC, Dr. Antonio Valério Morillas Jr.

Para fazer sua inscrição em algum destes novos tratamentos, ligue – (16) 3509-1351

(Fotos: Ricardo Rehder/IFSC-USP – Transmissão ao vivo pelo Youtube do IFSC/USP e CEPOF / Anderson Muniz, Brás José Muniz e Marcel Firmino – PROVE)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP