10 de maio de 2022

IFSC/USP homenageia Prof. Rogério Trajano: Lançamento do livro “Introdução da história das ciências físicas”

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) sempre teve a postura de ao longo de sua vida saber guardar em sua memória aqueles e aquelas que mais se destacaram na criação e no desenvolvimento desta Unidade da USP que viria a ser e a se consolidar como uma das mais destacadas instituições de excelência em ensino, pesquisa e extensão do país. E essa memória, que engloba professores, pesquisadores, ex-alunos e servidores não-docentes, tem servido para que a Instituição homenageie personalidades que contribuíram para o fortalecimento do DNA do IFSC/USP. Como exemplos temos aqueles que, infelizmente, já não estão entre nós, como são os casos, entre outros, dos Profs. Sérgio Mascarenhas, Horácio Carlos Panepucci, Bernhard Gross, Dietrich Schiel, Silvestre Ragusa e Guilherme Fontes Leal Ferreira; e como são os casos daqueles que estão dando continuidade a esse espírito de sucesso – Profs. Yvonne Primerano Mascarenhas, Glaucius Oliva, José Nelson Onuchic, Sylvio Goulart Rosa Júnior, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Vanderlei Salvador Bagnato, Luiz Nunes de Oliveira, Roberto Mendonça Faria, Milton Ferreira de Souza e Tito José Bonagamba, só para citar alguns. Contudo, cabe neste espaço destacar agora um outro docente e pesquisador que foi homenageado pela Instituição no passado dia 06 de maio do corrente ano – o Prof. Rogério Cantarino Trajano da Costa.

Professor e pesquisador do IFSC/USP por mais de três décadas, o Prof. Rogério (como carinhosamente é conhecido) marcou sua vida acadêmica pela intensa paixão não só pela Física, mas também pelo enorme interesse que ainda nutre pela história da ciência e da tecnologia, música e política. Docente aposentado do IFSC/USP, o Prof. Rogério é Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado na mesma Universidade (1966), tendo feito estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Rochester (EUA). Ao longo de sua trajetória acadêmica também ministrou aulas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e na Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Na homenagem que o IFSC/USP prestou ao Prof. Rogério Trajano, realizada no dia 06 do corrente mês, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas, que incluiu um colóquio especial ministrado pelo homenageado, a Instituição promoveu, também, através dos serviços de sua Biblioteca a organização, edição e publicação do livro “Introdução da história das ciências físicas”, obra que congrega todos os apontamentos, anotações e manuscritos da autoria do homenageado, documentos que foram extraídos igualmente da biblioteca pessoal do Prof. Rogério, um trabalho efetuado sob a coordenação do Prof. José Pedro Donoso Gonzalez (IFSC/USP). Pessoa singular, mestre de muitos dos professores e pesquisadores veteranos da Instituição, o Prof. Rogério foi classificado por seus ex-alunos e ex-colegas como um homem que fez contribuições excepcionais para o engrandecimento do Instituto de Física de São Carlos – Ensino, Pesquisa e Extensão -, um professor que preparava suas aulas com um extraordinário esmero, que envolvia e entusiasmava os seus alunos e que promoveu e estabeleceu um padrão de dedicação exemplar dentro e fora da sala de aula. Na homenagem, seus ex-alunos também destacaram a figura do Prof. Rogério como um grande formador de recursos humanos, tendo modificado suas vidas, de forma positiva, além de ser uma pessoa com extraordinária cultura, um intelectual ativo e de espectro aberto, que elevou a extraordinária qualidade do IFSC/USP e de sua imagem dentro e fora da Universidade de São Paulo.

Para assistir ao vídeo desta homenagem, clique AQUI.

(Imagens – Ricardo Rehder)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP