03 de julho de 2024 - 19h00 - Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas" (IFSC/USP)

IFSC/USP homenageia o Prof. John Weiner e concede título de “Professor Honorário”

O IFSC/USP realiza no dia 03 de julho, às 19h00, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, a cerimônia de homenagem ao Prof. John Weiner, com a atribuição da Medalha de Honra do Instituto e atribuição do título de Professor Honorário da Instituição, em reconhecimento às suas contribuições científicas e acadêmicas nas áreas de Física Atômica e Fotônica, que impactaram, de forma determinante, nas pesquisas desenvolvidas no IFSC/USP.

O seu grupo de pesquisa na Universidade de Maryland (EUA) explorou como a luz poderia ser usada para controlar colisões atômicas reativas e ionizantes. O desenvolvimento do resfriamento óptico e do aprisionamento levou a rápidos avanços na física das colisões frias.

Ao chegar à Université Paul Sabatier, o Prof. Weiner estabeleceu um grupo de pesquisa que realizou experimentos de localização espacial da luz em escalas abaixo do limite de difração convencional com o objetivo de produzir matrizes de armadilhas ópticas de átomos em nanoescala. No National Institute of Standards and Technology (NIST), o pesquisador buscou esse interesse e a transmissão de luz através de aberturas de subcomprimentos de onda, desenvolvendo simulações numéricas de interações entre luz e matéria envolvendo ondas de superfície.

No IFSC/USP tem ajudado a estabelecer um programa experimental e computacional de pesquisa em nanociência e tecnologia óptica.

O Prof. John Weiner foi pesquisador visitante do IFSC/USP entre os anos de 2010 e 2013.