29 de junho de 2020

02/07: “Educação à distância e ensino remoto emergencial: no Brasil e no Mundo”

Em mais um encontro virtual entre diretoria e docentes e pesquisadores do IFSC/USP, realiza-se no próximo dia 2 de julho, entre as 17h00 e as 18h00, uma palestra virtual subordinada ao tema Educação a distância e ensino remoto emergencial: no Brasil e no Mundo, com a participação do Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky, professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com Graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1984), Carlos Bielschowsky é atualmente professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro cedido para o governo do Estado do Rio de Janeiro.

Atuou desde o início da carreira, até 2011, na área de Química, com ênfase em Físico-Química, principalmente nos seguintes temas: colisao eletron-atomo e eletron-molecula, espectroscopia atomica e molecular, fisica atomica e molecular, espectroscopia molecular e colisao eletron-molecula, com cerca de 50 artigos completos publicados em revistas na área, tais como Physical Review e Chemical Physics Letters. Desde a década de 80 vem atuando também na área de educação, tendo participado de diversos projetos na UFRJ, tais como o processo de avaliação Institucional da UFRJ, como presidente da comissão permanente de avaliação COOPERA, a implantação de 55 laboratórios de informática em graduação, da comissão do Paiub/MEC e o projeto de Reconstrução da Infraestrutura das IFES também no MEC.

Coordenou de 1989 a 1997 a elaboração e a implementação do consorcio CEDERJ, que reúne sete Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro – UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFF, CEFET, UENF e UFRRJ, o governo do Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte, atualmente, da Universidade Aberta do Brasil. O consórcio CEDERJ oferece, hoje, 16 cursos de graduação à distância a cerca de 40 mil alunos em 32 polos regionais em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ocupou entre junho de 2007 e dezembro de 2010 a posição de Secretário de Educação à Distância do Ministério de Educação.

De janeiro de 2011 a julho de 2020 voltou a ocupar a presidência da Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, retornando após esse período às atividades no Instituito de Química da UFRJ e no conselho estadual de educação, onde preside a câmara de educação básica.

Nos últimos anos, vem migrando sua atividade de pesquisa para a área de Educação, com a publicação de vários artigos nesta área, e desde abril de 2011 é o editor chefe da Revista Brasileira de Educação a Distância da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância (in: Lattes).

O link para acesso à sala onde se realizará a palestra será encaminhado nos e-mails dos docentes do IFSC/USP pelo Luciano Joioso (ScInfor), no dia 1-7-2020, juntamente com as instruções necessárias.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP