19 de fevereiro de 2020

IFSC/USP e Marinha do Brasil promovem palestra com Prêmio Nobel

Auditório do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk no Rio de Janeiro

Numa parceria entre o IFSC/USP e a Marinha do Brasil, realizou-se no passado dia 31 de janeiro, no Centro  de Instrução Almirante Wandenkolk (Marinha do Brasil), localizado na Ilha das Enxadas, Rio de Janeiro, uma palestra com o Prêmio Nobel da Física (1997) e Professor Honorário de nosso Instituto, Prof. William Phillips, pesquisador do National Institute of Standards and Techonology (NIST – EUA), perante cerca de quinhentos alunos dos Curso de Aperfeiçoamento Avançado para Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Ciclo Pós-Escolar da Marinha, além de inúmeros oficiais

Prof. William Phillips

Com o bom humor que lhe é peculiar, William Phillips dissertou sobre relógios atômicos e o sistema GPS de navegação, tendo destacado que o citado sistema é uma tecnologia que revolucionou a navegação marítima, aérea, posicionamento de tropas, mas também  tornou a vida do cidadão comum muito mais confortável e segura. Em sua palestra, Phillips destacou que “(…) chamamos um UBER e acompanhamos na tela do celular o caminho de sua aproximação. Esse é um pequeno exemplo da extraordinária precisão dos relógios atômicos, elementos essenciais no funcionamento do GPS, já para não falar da área agrícola, profundamente modernizada com as várias possibilidades que o sistema GPS oferece. Tudo isto através do emprego da ciência  mais fundamental na vida prática da sociedade (…)”. No final da palestra, a audiência teve a oportunidade de colocar questões e tirar dúvidas com William Phillips, que esteve sempre acompanhado pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato.

Para Bagnato, a Marinha do Brasil também é muito forte no desenvolvimento e utilização de tecnologias avançadas: “Vejam o programa relativo ao Submarino Nuclear Brasileiro, um exemplo de desenvolvimento científico e tecnológico. Reparemos, também, no programa do Brasil na Antártica, destinado à realização de missões cientificas de alta relevância para nosso país e para a humanidade. Por tudo isto, é bastante importante integrar a Marinha do Brasil com as maiores personalidades do mundo científico. A Universidade de São Paulo com certeza continuará  promovendo eventos de todo tipo, inclusive junto das forças armadas e da Marinha do Brasil, neste caso concreto, para auxiliá-las numa melhor formação de seus oficiais”.

No final da palestra, os destaques foram para as inúmeras rodas de conversa estabelecidas entre todos os participantes, inclusive com a Almirante Luciana –  primeira mulher brasileira engenheira a ascender à patente de Almirante, assim como o Almirante Paulo Demby e o Almirante Ricardo Pereira da Silva, atual comandante do centro de treinamento.

Para o Prof. William Phillips, é bastante importante manter as forças armadas sempre bem preparadas. “A forças armadas têm a responsabilidade de usar todo o conhecimento disponível para fazer o melhor  na proteção e integração da sociedade. As forças navais, em todo mundo, vão além de serem forças armadas: elas são forças sociais. No Brasil, um dos maiores países do mundo, a integridade territorial e social são um fator muito importante para todo o mundo”.

(Com informações de Kleber Chicrala – CEPOF-IFSC/USP)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP