22 de julho de 2020

IFSC/USP desenvolve descontaminador de água por processo de UV-C

Em mais uma pesquisa desenvolvida nos laboratórios do Grupo de Óptica, o IFSC/USP acaba de finalizar o desenvolvimento de um descontaminador de água com base em luz ultravioleta (UV-C), um equipamento que é destinado não só para fins comerciais e industriais, como, também para utilização doméstica.

O equipamento é constituído por uma entrada superior ligada diretamente a uma tubulação por onde a água entra, passando diretamente por um sistema constituído por um tubo largo de quartzo, transparente. A água passa por esse tubo de quartzo, sendo constantemente irradiada por um conjunto de seis lâmpadas de UV-C, com 30 Watts de potência cada uma (total=180 Watts), procedendo-se aí a um processo de descontaminação total, saindo, finalmente, por uma boca inferior para o devido consumo.

Atendendo a que a tecnologia da luz ultravioleta (UV) já é conhecida há cerca de cem anos, o que os pesquisadores fizeram foi criar um sistema que aproveitasse as particularidades da faixa de luz UV-C (luz bactericida), adaptando-o para que a sociedade possa ter mais uma forma para eliminar microrganismos, neste caso concreto, para a sanitização da água.

Para que a sociedade possa usufruir em um curto espaço de tempo de mais esta inovação de nossos pesquisadores, o IFSC/USP firmou uma parceria com a empresa C4Científica, a qual irá proceder à construção e comercialização do equipamento, conforme explicam o pesquisador de nosso Instituto, Prof. Vanderlei Bagnato, e o diretor comercial da empresa, Carlos Conte, em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP