18 de setembro de 2023

IFSC/USP assina acordo de cooperação com a Universidade de Lucknow / Índia

Profs. Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Alok Kumar Rai

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) assinou em finais do último mês de julho, com duração de cinco anos, um acordo de cooperação com a Universidade de Lucknow, estabelecimento de ensino superior localizado na cidade de Shakti Nagar, estado de Uttar Pradesh – Índia.

Este convênio apresenta-se abrangente, já que se caracteriza por um intercâmbio que compreende  as áreas acadêmica, científica e cultural entre ambas as instituições. A criação e organização de atividades docentes coordenadas, ou programas de estudos de graduação, pós-graduação, pesquisa e formação permanente ou desenvolvimento profissional, são algumas das cláusulas deste acordo, incluindo o intercâmbio de pesquisadores e gestores.

Este convênio permite, ainda, a promoção e apoio à criação e funcionamento de redes, grupos de pesquisa e projetos de cooperação em qualquer área que seja de interesse de ambas as partes, sendo que não será exigida taxa de matrícula aos estudantes que fiquem incluídos neste intercâmbio.

Este acordo de cooperação, cujo coordenador do projeto é o Prof. Javier Ellena (IFSC/USP), foi assinado pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior e pelo Vice-Chanceler da Universidade de Lucknow, Prof. Alok Kumar Rai.

O Vice-Chanceler da Universidade de Lucknow aproveitou as midias sociais de sua universidade para salientar que “Esta parceria resume o nosso compromisso inabalável com a expansão dos horizontes educacionais e de pesquisa globais. Ao aproveitar a experiência coletiva das nossas instituições, aspiramos impulsionar um progresso significativo em várias disciplinas.”

Universidade de Lucknow (Créditos – lkouniv.ac.in)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP