Notícias

25 de maio de 2017

IFSC projeta aparelho com diferentes tecnologias ópticas

Composto por cerca de 400 lasers e capaz de integrar diferentes tecnologias ópticas, um novo equipamento 28_-_Fachada_do_prdio_da_Administrao_250multifuncional pode ser utilizado em experimentos clínicos que visam ao uso de lasers para diagnosticar ou tratar patologias, como, por exemplo, cânceres – incluindo o de pele, colo de útero e boca -, pneumonia, desinfecção de garganta e doenças vasculares.

A plataforma multifuncional foi projetada por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e desenvolvida pela empresa MMO, no valor de aproximadamente duzentos mil reais, e, além de auxiliar pesquisas do próprio Grupo, já pode ser usada por especialistas que tiverem interesse em aplicá-la em testes clínicos.

Este sistema foi desenvolvido através do PLATAFORMA_MULTIFUNCIONAL_250Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (CITESC), uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Carlos que, a partir do apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), reúne grupos de pesquisas, visando uma maior aproximação entre universidades da região são-carlense, de modo a estimular o desenvolvimento de tecnologias capazes de atrair parcerias entre a academia e o setor industrial, e melhorar a qualidade de vida da sociedade.

No âmbito do Centro, a elaboração da plataforma foi apenas um dos objetivos do docente do Grupo de Óptica, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, que, agora, está atuando na construção de um laboratório que provavelmente ficará sediado no CITESC, especialmente vocacionado para a realização de ensaios de conformidade – testes que verificam se equipamentos são fabricados com base em determinadas normas. “Nós não temos [o desenvolvimento desse tipo de ensaio] aqui na cidade [de São Carlos]. Toda empresa que desenvolve equipamentos deve fazer esse ensaio”, explica Bagnato.

VANDERLEI_BAGNATO_500

Para o docente, a conclusão do desenvolvimento da plataforma multifuncional significa a primeira aproximação “mais íntima” do poder público, em especial do poder municipal, com a ciência, aumentando, assim, a probabilidade de se realizar novos projetos de interesse da sociedade. “Juntos, identificaremos problemas e proporemos soluções!”.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..