10 de agosto de 2015

IFSC participa de projeto da Estação Espacial Internacional

A Profa. Dra. Manuela Vecchi, do Grupo de Física Computacional e Instrumentação Aplicada do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), integra o projeto Alpha Magnetic Spectrometer (AMS-02), detector de partículas que está em operação há quatro anos, na Estação Espacial Internacional (ISS), e que congrega cerca de 600 físicos oriundos de 56 instituições de 16 países.

Com essa participação, o IFSC tornou-se a primeira instituição da América Latina a integrar o projeto internacional, através do programa Busca indireta de matéria escura com o detector AMS-02, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no âmbito do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Uma reportagem completa, sobre a participação do IFSC/USP no AMS-02, foi publicada na edição de hoje da Agência FAPESP. Confira AQUI.