2 de junho de 2015

IFSC/USP é destaque por quantidade de patentes registradas

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) é, atualmente, a Unidade do campus da USP de São Carlos com o maior registro de patentes, ocupando o 3º lugar quando comparado a todas as outras Unidades da USP.

Registro_de_patentes-_pizzaEm levantamento feito pela Agência USP de Inovação, realizado anualmente para contagem do número de patentes depositado pelas Unidades, Departamentos e Institutos da USP, no polo São Carlos, o IFSC foi responsável por 39% do registro de patentes, seguido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), com 36%, e pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), responsável por 21% dos registros.

Já em relação à USP em geral, o IFSC foi a 3ª Unidade com o maior registro de patentes, ficando atrás apenas da Escola Politécnica (Poli/USP) e do Instituto de Química (IQ/USP).

Desde o primeiro levantamento realizado pela Agência USP de Inovação, o IFSC já registrou um total de 93 patentes, sendo que a primeira patente registrada pelo Instituto foi em 1987.

No que se refere à evolução do registro de patentes da USP como um todo, nota-se um considerável e progressivo número de registros de 1982 (quando a primeira patente foi depositada) a 2014, sendo que 2013 foi o ano com o maior número de registros até o momento, ultrapassando a quantidade de 100.

Durante 2015, a Agência tem programadas diversas atividades, entre elas: VI Semana USP de Propriedade Intelectual, oficinas de pesquisa em base de patentes, disciplina semipresencial de graduação de Inovação e Empreendedorismo, Curso de Aperfeiçoamento e Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica em Empresas (GEPIT), além da participação em diversas feiras (Hospitalar, CIOSP etc.).

Para mais informações e orientação sobre as atividades desenvolvidas, planejamento anual, parcerias, licenciamentos e formas de atuação da Agência, acesse www.inovacao.usp.br