10 de outubro de 2018

“IFSC e Bem Estar de sua Comunidade”

Por iniciativa da diretoria de nosso Instituto, reiniciou-se na semana de 08 a 13 de outubro o ciclo de palestras abertas à comunidade do IFSC/USP – alunos, docentes e servidores administrativos – retomando o tema Saúde Mental: o que é, quais os principais adoecimentos, estratégias para a promoção da saúde.

A psicóloga, Drª Bárbara Kolstock Monteiro, é a responsável por trazer até ao nosso Instituto estes temas, cujas mais recentes palestras aconteceram nos dias 08 e 09 do corrente mês, bem como atender quem necessita de ajuda, salientando que até agora o balanço tem sido muito positivo e que a procura por aconselhamento psicológico tem aumentado.

Bárbara Kolstock Monteiro

Segundo a psicóloga, até agora já foram atendidas cerca de oitenta pessoas desde que se iniciou o programa (junho do corrente ano). “Acho que as pessoas estão se conscientizando mais sobre a importância de prestarem mais atenção aos sintomas relacionados com depressão e ansiedade, o que é muito bom, até porque a prevenção e a atuação imediata são muito importantes”, esclarece Bárbara, que salienta o fato de que são exatamente os casos de depressão e ansiedade aqueles que mais atingem a comunidade do IFSC/USP, principalmente os alunos, que é o grupo tido como o mais vulnerável, com casos relacionados com as dificuldades de encarar as disciplinas dos cursos.

A principal causa de depressão entre os alunos é, segundo a psicóloga, o isolamento a que os mesmos se entregam, a falta de suporte familiar e social. “As pessoas que se sentem bastante mal e que nos procuram sentem uma espécie de vazio e não têm outras pessoas perto de si: por vezes, a Universidade se assume como uma espécie de atenuante, de antídoto contra essa sensação de mal estar, porque é aí, nesse espaço, que elas acabam por encontrar uma espécie de família – os colegas do curso, os professores, ou até o orientador do curso – e sabem que podem contar com eles”, pontua Bárbara Monteiro.

Do contingente que tem procurado os serviços da psicóloga, metade é constituída por alunos de graduação, enquanto a outra metade se distribui pela restante comunidade – alunos de pós-graduação, docentes e professores, com predominância para o sexo feminino, com média de idade é de vinte anos. “Muitos dos alunos que me procuram, na maioria bolsistas, têm sérias dificuldades para se manter, atendendo a que o valor das bolsas não é elevado, havendo situações em que alguns se sentem na obrigação de enviar algum desse dinheiro para casa de seus pais”, enfatiza Bárbara.

A psicóloga irá alargar sua ação no IFSC/USP já a partir do próximo semestre, aproveitando o fato de ir iniciar uma pesquisa para seu doutorado aqui em São Carlos. “Tenho intenção de introduzir oficinas de organização e hábitos de estudo, bem como sessões de relaxamento e de terapias contras a ansiedade e a depressão”.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP