Notícias

7 de junho de 2017

Workshop “Ciência & Indústria”

Organizado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP/USP), Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) e Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP), com o apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), realiza-se no próximo dia 19 de junho, a partir das 08h30, no IEA/USP, o Workshop Ciência & Indústria: Construindo novos caminhos em tempos desafiadores.

A USP constitui uma grande comunidade USP_LOGO_MODERNOacadêmica realizando atividades de Pesquisa Básica e Aplicada de qualidade, predominantemente no âmbito acadêmico e com o apoio das Agências de Fomento, com grande potencial para Desenvolvimento e Inovação (DI), além de expressivas possibilidades de inserção no setor industrial. Neste contexto, considera-se “Indústria” o conjunto das atividades produtivas e de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas fora do âmbito acadêmico, tanto de iniciativa pública quanto privada, abrangendo todas os setores econômicos, incluindo: industriais, do agronegócio, extrativas, de serviços, sociais, educacionais, culturais e artísticas, de gestão, e governamentais (municipais, estaduais e federais).

Nem sempre, no entanto, existe suficiente cuidado em disponibilizar os conhecimentos construídos no âmbito acadêmico, alcançados com expressivos recursos provenientes de impostos, para a sociedade em geral, com destaque para a Indústria. Em decorrência, a nação e os brasileiros que investem na geração desse conhecimento, correm o risco de não fruir desses produtos essenciais, que poderiam melhorar as condições socioeconômicas do Brasil e promover o país à sua tão esperada projeção internacional. Não somente o Brasil perde com essa situação, sendo a USP, de fato, quem mais perde nesse processo. É de forte interesse que a comunidade USPiana entenda melhor o seu potencial para DI e o utilize efetivamente em benefício da nação, inclusive explorando melhor a sua Agência de Inovação (AUSPIN) e as Agências de Fomento, e contribuindo também para eliminar uma lacuna existente no Brasil desde seus primórdios, com a condução de uma economia fracamente baseada no conhecimento gerado em suas próprias Universidades.

É importante ressaltar que as Agências de Fomento dos estados brasileiros e da nação estimulam e investem seriamente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Em São Paulo, com destaque à FAPESP, o Governo do Estado procura estimular a Academia à cooperação por meio de mecanismos como o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo, em fase final de elaboração. Várias Indústrias nacionais e multinacionais também têm procurado estimular a comunidade acadêmica com a proposição de projetos de alto nível científico e oferta de recursos.

Dentro dessa rica atmosfera, a comunidade acadêmica deve buscar meios para melhor explorar essa disposição favorável das Agências de Fomento e do Setor Industrial, sempre preservando suas fundamentais atividades de Pesquisa Básica, essenciais para o sucesso desse processo. Sob essa perspectiva, o Workshop Ciência & Indústria nasce com o intuito de acelerar essa discussão no âmbito da USP, com a participação de representantes de entidades que se destacam na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – tecnológica, social, educacional e de gestão – e de empresas ou associações de empresas criteriosamente escolhidas.

O objetivo principal do evento é oferecer rumos mais eficientes para o progresso das atividades acima citadas, estimulando debates que contribuam para superar as dúvidas existentes sobre a aproximação recíproca entre Academia e Indústria. Essa aproximação será benéfica para ambas e para toda a sociedade, e poderá abrir novas oportunidades de financiamento à Pesquisa Básica independente na Universidade, fora do âmbito das agências estatais de fomento, aprimorar a formação dos alunos e ampliar a absorção dos egressos da Universidade pela Indústria, principalmente nas áreas de Pesquisa Básica, que ainda são pouco conhecidas pelas empresas.

A programação deste workshop está organizada da seguinte forma:

Abertura:

8h30 às 9h00A visão do Governo do Estado de São Paulo e da USP;

Márcio França – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Vice-Governador do Estado de São Paulo;

Marco Antônio Zago – Reitor da Universidade de São Paulo;

Cristovam Buarque – Senador e Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e inovação do Senado;

José Eduardo Krieger – Pró-Reitor de Pesquisa da USP;

Paulo Saldiva – Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP;

Marcos Silveira Buckeridge – Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP);

Primeira Sessão:

9h00 às 11h00Quebrando Barreiras Conceituais e Regulatórias

Luiz Davidovich – Presidente da Academia Brasileira de Ciências;

Helena Nader – Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência;

Cristovam Buarque – Senador e Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e inovação do Senado;

Álvaro Toubes Prata – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC (a confirmar);

Moderador: prof. Marcos Silveira Buckeridge – USP;

Segunda Sessão:

11h00 às 13h00Quebrando Barreiras Conceituais e Regulatórias

Luiz Araújo de Moraes Mello – Diretor-Presidente do Instituto Tecnológico Vale, Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação da Vale S.A.;

Gianna Sagazio – Diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Coordenadora Executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI);

Cláudio Pinhanez – Líder do Social Data Analytics group da IBM (Research-Brazil);

Eduardo F. G. Santos – Gerente de Relacionamento com a Comunidade de C&T da Petrobras;

Jarbas Caiado de Castro Neto – Presidente da Opto Eletrônica;

Moderador: Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, Coordenador da Agência USP de Inovação (AUSPIN);

Terceira Sessão:

14h00 às 16h00Interação Ciência & Indústria como Fator Estratégico de Desenvolvimento: o papel das Agências de Fomento

Carlos Américo Pacheco – Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP;

Mário Neto Borges – Presidente do CNPq;

Jorge Almeida Guimarães – Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII);

Oswaldo Massambani – Titular da Superintendência Regional da FINEP em São Paulo;

Moderador: Prof. Glaucius Oliva (USP);

Quarta Sessão:

16h00 às 17h30Rompendo barreiras e traçando perspectivas – Discussão geral, conclusões e recomendações

Moderadores: Prof. Guilherme Ary Plonski (USP) e Prof. Tito José Bonagamba (USP)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..