28 de setembro de 2015

Debate sobre regulação e geração de energia na Alemanha

No dia 29 de setembro, às 17h20, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), ocorrerá o debate Fontes alternativas: um debate sobre regulação e geração de energia, um evento promovido pelo Instituto de Ensinos Avançados (IEA/USP – Polo São Carlos), com o intuito de promover a busca por fontes renováveis para a produção de energia, em um mundo onde as alterações climáticas afetam cada vez mais pessoas. O debate, que será transmitido ao vivo pelo site do IEA/USP (AQUI ou AQUI), terá como debatedores os Profs. Martin Wickel (HafenCity University Hamburg – Alemanha) e Germano Tremiliosi Filho (Instituto de Química de São Carlos – IQSC).

Na ocasião, o Prof. Martin Wickel apresentará a palestra Managing the Energiewende – Regulation of the solar energy and wind energy in Germany, onde falará sobre o marco regulatório alemão de energia, que permite às pessoas que geram energia em casa vendê-las às concessionárias. O Energiewende, ou revolução energética, surgiu por meio da necessidade que a Alemanha tinha de se migrar para uma matriz energética dominada por fontes renováveis, eficiência energética e desenvolvimento sustentável.

Por sua vez, o Prof. Germano Tremiliosi Filho ministrará a palestra Células a combustível: conversores energéticos renováveis, na qual destacará seus conhecimentos envolvendo células a combustível de etanol direto e de glicerol (subproduto da geração de biodiesel de baixo valor comercial).

Com entrada gratuita, o debate será moderado pelo coordenador do IEA/USP e docente do IAU/USP, Prof. Dr. Renato Anelli. Para mais informações, confira o cartaz do evento, AQUI.