9 de dezembro de 2016

I Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações

LNLS-200Entre os dias 10 e 21 de julho de 2017, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), irá realizar a primeira edição da Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações.

Planejada como um evento regular, a ser realizada anualmente, a iniciativa tem como objetivo formar a comunidade de jovens pesquisadores brasileiros nessa área, pretendendo introduzir os conceitos básicos da produção e das propriedades da luz síncrotron, além de apresentar algumas técnicas e tecnologias específicas.

A escola terá duração de duas semanas, sendo que na primeira semana serão apresentados os tópicos comuns, e, na segunda, os tópicos específicos e tutoriais.

Este evento é dedicado a estudantes do último ano da graduação, de mestrado e doutorado, bem como pós-doutorandos, pesquisadores e professores de qualquer área.

O comitê organizador está considerando a interação com cursos de pós-graduação para a atribuição e validação de créditos para os estudantes nas suas instituições.

O conteúdo preliminar da escola está organizado da seguinte forma:

Tópicos comuns:

* Introdução geral sobre o estudo de materiais em laboratórios síncrotron;

* O que é o LNLS, como funciona, e como escrever uma boa proposta de pesquisa;

* Produção da luz síncrotron;

* Interação da radiação com a matéria;

* Aplicações de ferramentas matemáticas;

* Fundamentos de coerência;

* Ótica de raios X e instrumentação de linhas de luz;

* Detectores;

* Introdução a técnicas de espalhamento e difração de raios X;

* Introdução a técnicas de espectroscopia (raios X moles e duros);

* Introdução a técnicas de imagem;

Tópicos específicos totalizarão 15 horas-aula em diversas áreas relacionadas.

Tutoriais de experimentos e análises de dados serão realizados nas tardes da segunda semana, com grupos pequenos de participantes.