16 de setembro de 2015

Homeostase em circuitos nervosos é tema de seminário

Em mais um programa Café com Física, que aconteceu no dia 16 de setembro, na sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Reynaldo Daniel Pinto (IFSC/USP) apresentou o seminário Homeostase em circuitos nervosos, assinaturas de neurônios e modelos simplificados parte II – neurônios como sistemas dinâmicos, no qual discutiu como uma abordagem de sistemas dinâmicos pode ser usada para se compreender o comportamento elétrico dos neurônios e identificar qual o tipo de neurônio que produziu determinada assinatura, indicando qual é a família de modelos matemáticos mais adequada para representar esse neurônio.

Reynaldo_Pinto_250_-_2_seminarioReynaldo Pinto graduou-se em física pela USP, em 1993, tendo obtido o seu doutorado na área de sistemas dinâmicos não-lineares experimentais, também pela Universidade, no ano de 1999, época em que também atuou como pós-doutorando no Institute For Non-Linear Science, na University of California (EUA). Entre suas principais linhas de pesquisa, destacamos a área de física e neurociência, bem como os seguintes temas: sistemas dinâmicos, caos experimental, redes neurais biológicas, centros geradores de padrões motores, teoria da informação e interação em tempo real entre computadores e redes neurais biológicas.