15 de março de 2019

Em Gala: Prof. Vanderlei Bagnato é “Fellow” da Universidade do Texas

No último dia 22 de Fevereiro, numa Gala promovida pelo Instituto Hagler de Estudos Avançados, diversos pesquisadores receberam homenagens e tornaram-se Fellows da Universidade do Texas.

Entre esse lote de cientistas esteva o pesquisador e diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, acompanhado de sua esposa, Silvia Mara Firmino Bagnato.

A cerimônia oficializou as honrarias aos pesquisadores homenageados, tendo como convidados especiais autoridades americanas, incluindo presidentes de Universidades, professores e empresários.

Vanderlei Bagnato foi escolhido pelos seus trabalhos, tanto em física atômica, como em aplicações de óptica na saúde, tendo permanecido no estado do Texas por algumas semanas, onde proferiu diversas palestras e aulas especiais nos temas de sua atuação.

Vanderlei Bagnato entre Randy Hulet (Rice University) e José Nelson Onuchic

Uma das condições para ser escolhido e ocupar a posição de Hagler Fellow é ser membro da prestigiada Academia de Ciências dos EUA – NAS, sendo que o diretor do IFSC/USP ocupa uma cadeira no órgão desde 2012.

Junto com Vanderlei Bagnato e com os restantes sete cientistas homenageados, esteve o pesquisador José Nelson Onuchic, que foi professor na USP de São Carlos e que hoje desenvolve sua vida acadêmica nos EUA, desde 1989.

Onuchic é colega de Bagnato desde os tempos de graduação na USP e é um dos mais eminentes cientistas brasileiros vivendo fora do Brasil.

Recentemente, Onuchic ganhou o prêmio máximo da American Physical  Society na área onde atua – biofísica.

Para conferir as fotos da cerimônia, clique AQUI.

(Com colaboração de Kleber Chicrala – CEPOF/IFSC/USP)