27 de agosto de 2019

High Energy Physics – “Confinement and ghost sector on the lattice”

No dia 27 do mês corrente, o pesquisador Nelson Lachini (IFSC/USP) apresentou o seminário intitulado: “Confinement and ghost sector on the lattice”, integrado no programa High Energy Seminar.

Lachini explicou que  trabalho foi estudado o cenário de confinamento de Gribov-Zwanziger através da abordagem de rede, inicialmente revisando os aspectos contínuos das teorias quantificadas de Yang-Mills, o método de Faddeev-Popov e o problema de Gribov, os quais fizeram levantamento sobre a teoria do gabarito e descreveram os principais procedimentos e algoritmos necessários para estudar numericamente o problema do confinamento.

Neste ponto, Lachini afirmou que foi feita uma digressão e revisão das características gerais do confinamento, desde os modelos fenomenológicos conhecidos até as funções de Green e as abordagens de dominância central.

O pesquisador esclareceu que usando redes relativamente pequenas, podem ser calculadas quantidades relevantes em conjuntos apenas com vórtices e removidos por vórtices. Além disso, é possível  também apresentar resultados preliminares, novos, que verifiquem numericamente a localização dos vórtices centrais no horizonte de Gribov e sua provável consistência com as soluções de tipo maciço das equações de Dyson-Schwinger.