20 de janeiro de 2015

Hernan Chaimovich indicado para presidente do órgão

O bioquímico Hernan Chaimovich aceitou o convite feito pelo recém empossado ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, para ocupar o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sucedendo, assim, a chaimovich200Glaucius Oliva, docente e ex-diretor do nosso Instituto.

Chaimovich faz ciência há 55 anos. Graduou-se na Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Químicas da Universidade do Chile, em 1962, tendo vindo para o Brasil com bolsa da FAPESP, fazendo doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado nas universidades da Califórnia, em Santa Bárbara e Harvard, nos Estados Unidos. Foi professor nas universidades do Chile e livre docente, professor adjunto e professor titular de Bioquímica do Instituto de Química da USP.

Paralelamente à atividade científica, à formação pessoal e à docência, ocupou posições de chefe de Departamento de Bioquímica da USP em duas gestões, implantou e coordenou o curso de Ciências Moleculares da USP, dirigiu o Instituto de Química, integrou o Conselho Universitário por quase 20 anos, ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa da USP entre 1997 e 2001 e de vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Chaimovich foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e é membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), ocupando atualmente a posição de vice-presidente.

No exterior, foi diretor e vice-presidente do International Council for Science (ICSU), fundou a Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), da qual foi copresidente por seis anos, tendo participado, até hoje, de estudos internacionais sobre biossegurança, biosseguridade e sobre tratados de armas químicas e biológicas.

Ao longo de sua carreira de pesquisador, publicou centenas de artigos científicos em reputadas revistas científicas.