Notícias

12 de novembro de 2015

Herança mitocondrial

Em 12 de novembro, o Prof. Dr. Marcos Chiaratti, do Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou do mais recente seminário organizado pelo Grupo de Óptica no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), onde discutiu o tema Herança mitocondrial.

Patologias causadas por mutações no DNA mitocondrial representam um importante grupo de doenças genéticas em humanos. Todavia, não existem métodos eficientes que permitam prever ou intervir na herança destas patologias. Isso se deve, principalmente, ao desconhecimento dos mecanismos que governam a herança mitocondrial em mamíferos.

MARCOS_CHIARATTI_300O grupo de pesquisa do Prof. Marcos tem se dedicado ao estudo de tais mecanismos, por meio do desenvolvimento de modelos experimentais que simulam patologias mitocondriais. Esses modelos, que se baseiam no uso de camundongos geneticamente modificados e células-tronco induzidas à pluripotência, foram discutidos pelo docente neste seminário. Marcos Chiaratti também abordou o uso de ferramentas de biologia molecular e celular nestes modelos que tem possibilitado significativos avanços no que se refere aos processos celulares envolvidos na herança mitocondrial.

Graduado em Zootecnia pela USP, o Prof. Marcos Chiaratti é doutor em Fisiopatologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, ele, que realizou o pós-doutorado na USP, é Professor Adjunto na UFSCar, onde atua com experiência na área de genética citoplasmática.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..