27 de setembro de 2017

Grupo de Óptica do IFSC/USP realiza tratamento de mucosite

Pesquisas que se apoiam na utilização da luz para o diagnóstico ou tratamento de doenças já são realizadas no Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (GO- IFSC/USP) há muitos anos. Essas pesquisas têm sido revertidas diretamente à sociedade, entre outras ações através da triagem de voluntários para testar os métodos e metodologias descritos nas diversas pesquisas do Grupo, que tem como base duas técnicas distintas, embora ambas com a utilização de luz.

A primeira, a terapia fotodinâmica, técnica que se apoia na associação de luz, oxigênio e uma substância fotossensibilizadora, que seja excitada pela luz, gerando espécies que reagem ao oxigênio presente no ar e, por sua vez, eliminando alvos de infecção. A outra, a laserterapia, técnica que se baseia na aplicação de laser ou LED diretamente sobre a pele, permitindo que a luz seja absorvida pela pele e, desta forma, gere uma serie de reações metabólicas para diversas funções, como emagrecimento, rejuvenescimento, tratamentos diversos na fisioterapia e demais áreas da saúde.

Uma das pesquisas mais recentes visa ao tratamento da chamada “mucosite”, inflamação da parte interna da boca e da garganta, que pode levar a úlceras dolorosas e feridas na região bucal, e que atinge 40% de pessoas que recebem radioterapia e a quimioterapia.

Há pouco mais de um mês, a dentista Isabela Carbinatto, em projeto coordenado pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, realiza sessões para tratamento e prevenção da mucosite na Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa de São Carlos, em pacientes encaminhados por médicos da instituição. “O tratamento é dividido em sessões, e fazemos quantas forem necessárias. Na primeira, fazemos uma desinfecção bucal, e nas sessões posteriores apenas a laserterapia. A duração das sessões é, em média, de 15 minutos”, explica Isabela.

Este tipo de atendimento faz parte do convenio entre o IFSC/USP e a Santa Casa de São Carlos, com objetivo de promover uma melhora na técnica utilizada já pelo hospital Amaral Carvalho (Jau-SP), permitindo desta forma que os pacientes consigam manter a esperança durante o tratamento e que possam se recuperar mais rapidamente ao conseguir se alimentar sem dores causadas pelas lesões na boca.

O atendimento é realizado na Unidade de Terapia Fotodinâmica da santa Casa de São Carlos.

Para mais informações, basta ligar no telefone (016) 3509-1351.

Assessoria de Comunicação- IFSC/USP