5 de agosto de 2016

Gestão acadêmica da graduação: avanços e desafios

Em 5 de agosto, o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, ministrou a palestra Gestão acadêmica da graduação: avanços e desafios, que ocorreu no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), através do Colloquium diei.

O ensino de graduação nas universidades públicas brasileiras vem se alterando lentamente. A metodologia utilizada, ainda, tem o foco no professor e a relação com o estudante é do tipo direta: emissor/receptor. A baixa adesão ao uso de novas metodologias de ensino, em que a aprendizagem é centrada no aluno, é colocada com um dos principais problemas a ser enfrentado.

Entretanto, o problema é muito mais complexo. E a solução, mesmo que parcial, passa pela definição de políticas de gestão acadêmica que permitam acelerar as mudanças e, ao mesmo tempo, criar condições administrativas e pedagógicas que admitam reformular os currículos, modernizar disciplinas, incentivar o desenvolvimento docente e valorizar o professor, sem burocracias, com infraestrutura adequada e com programas de incentivos específicos.

Outras ações também podem contribuir, HERNANDES_300como a existência de um fórum de discussão do ensino de graduação em que as ideias e as experiências de ensino de cada um possam ser compartilhadas e socializadas. Nesta palestra, o Prof. Hernandes destacou os avanços na USP durante os dois últimos anos e evidenciou os desafios a serem enfrentados para a modernização do ensino de graduação.

Professor Titular do IFSC/USP e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), Antonio Carlos Hernandes é graduado, mestre e doutor em física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela USP. Ele também é responsável por projetos de cooperação científica bilaterais com França, Espanha, Portugal e países do Mercosul; um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e da Associação Brasileira de Crescimento de Cristais; bem como membro do corpo editorial da revista científica Materials Research.