1 de novembro de 2011

GeSec 2011 une profissionalismo e arte

GeSec-6

Qualquer pessoa que imagine um evento profissional, certamente pensará em palestras e debates sobre um tema específico como parte integral do programa. Acrescentar nessa programação karaokê, apresentações musicais e de dança e exposições de quadros, feitos pelos próprios participantes, parece algo inusitado.

GeSec-4Pois foi nesse clima descontraído e interativo que ocorreu a “8ª Gestão de Secretariado (GeSec)”, encontro anual de profissionais do secretariado, promovido pela Universidade de São Paulo (USP), este ano com sede em Serra Negra (SP).

O evento, que reuniu cerca de 600 secretários de todas as Unidades da USP, foi dividido em duas datas, para permitir um maior número de participantes: a primeira turma entre 18 e 20 de setembro e a segunda entre 22 e 24 de setembro.

O propósito principal, definido pelas organizadoras, foi o de “gerar e manter o conhecimento organizacional, buscando transformar o conhecimento tácito em explícito, tornando-o visível para toda Organização”.

Com uma programação que envolveu palestras de temas objetivos e subjetivos, como “Capital Intelectual” e “Stress e trabalho”, entre outros assuntos, as participantes puderam apresentar e discutir atividades realizadas em suas Unidades. “O GeSec foi uma conquista da comissão organizadora, que, desde 2004, mantém a realização anual do evento. A partir de 2005, houve uma integração ainda maior, pois as atividades não foram, simplesmente, expositivas, dando oportunidade aos participantes de apresentarem painéis sobre atividades desenvolvidas em suas Unidades”, conta Maria Helena GeSec-1Braga de Carvalho, secretária do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A maior interação conquistada nos últimos oito anos tem sido responsável por elevar, gradativamente, o número de participantes no evento. “Todo ano participo, pois acho muito interessante a integração com as secretárias de outros campi, além da troca de experiências e conhecimento”, afirma Rosana Manholer, secretária do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP).

No que se refere à parte profissional, os organizadores da GeSec sugerem temas aos participantes, que servirão de base para workshops, apresentados, ainda durante o encontro, pelas próprias participantes. “Recebemos carteirinhas da USP, cada uma delas com uma fita de cor diferente, dividindo as participantes dos workshops em grupos”, explica Maria Cristina Ligo, secretária do IFSC. “A facilidade de se comunicar com outras secretárias, a partir do momento que as conhecemos pessoalmente, poder ter o contato direto, facilita e nos auxilia em nossos trabalhos, uma vez GeSec-2que criamos uma intimidade maior umas com as outras”, conta Eunice Lima da Silva Faggian, secretária do Centro de Informática de São Carlos (CISC/USP).

A importância do encontro, segundo as secretárias, vai muito além. Fora as atividades de foco profissional, são oferecidas, também, atividades interativas aos encontristas, trazendo, em alguns casos pela primeira vez, o contato presencial entre eles. “Há uma secretária de São Paulo que eu conversava, por telefone e e-mail, há cinco anos. Só tivemos a oportunidade de nos conhecer, pessoalmente, no GeSec”, conta Sônia Aparecida dos Santos, secretária do IFSC.

Sobre as impressões do Encontro, que se aproxima de seu 10º aniversário, as participantes afirmam que os benefícios, embora mais evidentes no ambiente de trabalho, são tGeSec-3ambém verificados na vida pessoal de cada um. “Voltamos transmitindo alegria e satisfação para aqueles que não puderam ou não quiseram participar do encontro. Eles aguardam esse feedback de nós e ficam mais motivados a participar”, afirma Rosi Jordão Rodrigues, secretária da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). “Nesse encontro, temos a oportunidade de conhecer outras pessoas e a nós mesmas. A convivência da qual desfrutamos só nos tem a acrescentar ! Temos a função de agentes facilitadoras e a proximidade vivenciada, certamente, aprimora nosso trabalho e a comunicação entre os próprios dirigentes”, conclui Ângela de Lourdes Borges Martins, secretária da Coordenadoria do Campus de São Carlos (CCSC/USP).

GeSec-5