26 de junho de 2019

Gabriel das Neves participa no “High Energy Physics Seminars”

O programa de Seminários High Energy Physics do último dia 26 teve como convidado Gabriel das Neves (IFSC/USP), que apresentou o tema “Em Busca De Acoplamentos Anômalos Do Bóson De Higgs Utilizando Dados Do Lhc”.

O palestrante apresentou a utilização do método dos Kappas para multiplicar o acoplamento de uma partícula do SM com o Bóson de Higgs por uma constante. Ele explicou como foram estudado estatisticamente, através de uma análise frequentista, modelos que possam sugerir acoplamentos anômalos do Higgs, com o intuito de procurar indícios de física além do Modelo Padrão.

Em seu seminário, o convidado demonstrou como foram investigadas as interações do Bóson de Higgs com as demais partículas do Modelo Padrão (SM) usando dados dos “signal strengths” medidos pelos experimentos CMS e ATLAS do CERN-LHC.

Neves explicou ainda que foram estudados três cenários distintos: (i) modificação aos seis acoplamentos individuais; (ii) modificação aos acoplamentos com férmions (sem discriminação de sabor) e com bósons vetoriais; (iii) e, por fim, modificações aos acoplamentos efetivos com fótons e com glúons. Ele afirmou que em todos os casos os resultados foram compatíveis com o Modelo Padrão.