16 de setembro de 2016

Fundamentos da Mecânica Estatística: conceitos e aplicações recentes

No Colloquium diei que ocorreu na manhã do dia CONSTANTINO_TSALLIS_25016 de setembro, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Dr. Constantino Tsallis, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/RJ), ministrou o colóquio Fundamentos da Mecânica Estatística: conceitos e aplicações recentes, no qual discutiu a abrangência da termodinâmica clássica, bem como questões conceituais relacionadas às entropias não aditivas.

Tsallis é graduado e mestre em física pela Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), bem como doutor em física pela Universidade de Paris em Orsay (França), tendo realizado pós-doutorado tanto na Universidade de Oxford (Inglaterra) como na Universidade Cornell (EUA).

Além de coordenar o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Sistemas Complexos (INCT-SC/CBPF) e integrar o conselho editorial da publicação científica Physica A, Tsallis é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais.