Notícias

8 de setembro de 2014

Funcionários terceirizados do IFSC participam de “Oficina do Sabão”

Com a finalidade de conscientizar os nossos funcionários terceirizados sobre a importância da diminuição de resíduos, a Comissão de Gestão Ambiental do Instituto de Física de São Carlos, com o apoio do USP Recicla, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da Seção de Infraestrutura de Apoio, realizou nos dias 22 e 23 de agosto, uma palestra, seguida da denominada Oficina do Sabão, uma iniciativa que contou com a presença de sabao15030 funcionários.

Durante a oficina, estiveram presentes a bióloga do Laboratório de Ensino de Biologia (LEF-IFSC) e membro da Comissão, Luana Cheven Perbore dos Santos, a encarregada dos funcionários terceirizados, Irene Sanches, a estagiária da Comissão e também aluna do último ano do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em Química, Driele Rafaele Vicentin, e o coordenador do projeto “Universitário Por Um Dia” e membro da Comissão, o educador Herbert João Alexandre.

De acordo com Driele Rafaele, a ideia de organizar a oficina foi espelhada na iniciativa do USP Recicla que, anualmente, realiza seminários sobre coleta seletiva e educação ambiental. Assim, além de assistirem à apresentação da palestra Educação Ambiental e Coleta Seletiva, que abordou o princípio dos “3 R’s” – Reduzir, Reutilizar e Reciclar -, ciclo do consumo, a importância da coleta seletiva e o uso consciente dos recursos naturais, dentre eles a água e economia de energia, os funcionários terceirizados aprenderam a reutilizar alguns materiais, como, por exemplo, o óleo, que se descartado incorretamente, polui o ambiente.

SABAO350Na oficina que se seguiu, cujo intuito foi fazer sabão, os participantes reutilizaram óleo que eles próprios trouxeram de suas casas, assim como caixinhas de leite e garrafas pet que seriam utilizadas como formas. O óleo foi combinado com soda cáustica, água e os demais produtos. Foram utilizados também as embalagens tetra pak, recolhidas no final da palestra. Nós mostramos que há formas de se reutilizar o óleo, um material que contamina muito o meio ambiente, explica Driele, argumentanto que se as pessoas fizerem o próprio sabão em casa, estarão economizando mais de 50% do valor gasto com aqueles que são vendidos nos supermercados.

Para obter noção da diferença entre os preços, Driele explica que luvas150um quilograma de soda cáustica – R$ 8,00 –, juntamente com cinco litros de óleo de reuso, rende cerca de 30 pedras de sabão, equivalente a seis embalagens tradicionalmente vendidas nos supermercados com cinco pedras ao custo de R$ 4,00 cada. Durante a Oficina do Sabão, os funcionários foram divididos em grupos e prepararam a receita do sabão caseiro. Obviamente, o processo exige certo trabalho, pois é necessário dissolver a soda cáustica na água, acrescentar o óleo e mexer por aproximadamente 45 minutos. Durante a preparação é preciso tomar cuidado, uma vez que a soda cáustica, em contato com a água, libera gás, criando uma reação exotérmica, podendo aquecer o balde ou recipiente.

Driele conta que os organizadores do projeto estiveram atentos a todos os detalhes, principalmente, aos de precaução. Assim, durante o preparo da receita, os funcionários do IFSC-USP utilizaram equipamentos como máscaras, óculos protetores, jalecos, botas e luvas. Quando preparamos isso em nossas casas, raramente utilizamos esses equipamentos, mas, como esse trabalho envolveu profissionais de uma instituição, nós prestamos atenção em todos os detalhes para nos certificarmos de que nenhum participante sofresse qualquer tipo de acidente. Driele ainda recomenda que, qualquer pessoa que resolva preparar a receita, utilize, no mínimo, luvas de borracha e roupas que protejam o corpo, assim como sapatos fechados, evitando também que crianças ou animais de estimação estejam próximos ao recipiente onde a mistura estiver sendo preparada.

Após essa bem sucedida iniciativa, Driele diz que um dos próximos passos será realizar a mesma Oficina para os estudantes da Universidade de São Paulo, no campus um, em São Carlos. Ainda para ela, um dos objetivos das palestras organizadas pela Comissão de Gestão Ambiental do IFSC é informar o público de que o Reduzir, um dos itens dos 3R’s, é o mais importante: Driele1-300Reduzir é necessário, uma vez que a quantidade de material não reciclável e reciclável gerado diminui, porque a parte de reciclagem já é o final de todo o processo. Ou seja, se reduzíssemos nosso consumo, iríamos continuar reciclando, porém, numa quantidade muito menor, além de que a quantidade de lixo diminuiria, reduzindo custos com o tratamento dos mesmos em aterros sanitários, explica.

Ainda de acordo com ela, a Comissão realizará um trabalho em conjunto com uma docente da escola Conde do Pinhal, intitulado Consciências Mil. O projeto, voltado aos alunos do quinto e sexto ano trará diversas atividades abordando temas específicos, como, por exemplo, o de reciclagem. Atualmente, a Comissão de Gestão Ambiental do Instituto também atua com os alunos que participam do Universitário Por Um Dia, programa que recebe estudantes e professores de escolas públicas e privadas no IFSC, apresentando diversos experimentos realizados em nossos laboratórios. Somente no primeiro semestre deste ano, a Comissão apresentou palestras sobre o tema de sustentabilidade para cerca de 800 visitantes, incluindo alunos e docentes, fator que incentiva pessoas como Driele, a continuarem com seus trabalhos de difusão de informação, seja com crianças ou adultos.

Também está previsto para o início do primeiro semestre de 2015, o projeto intitulado Pessoas que Aprendem Participando – PAP’s, desenvolvido sob supervisão da Superintendência de Gestão Ambiental, que trará diversas atividades envolvendo os funcionários do IFSC, bem como todos os outros que prestam serviço nas duas Áreas do Campus USP – São Carlos.

Os interessados em contatar e saber mais sobre a Comissão de Gestão Ambiental do IFSC-USP, devrão acessar o SITE.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..