8 de outubro de 2013

François Englert e Peter Higgs

O Prêmio Nobel de Física 2013 foi atribuído, conjuntamente, ao belga François Englert e ao britânico Peter W. Higgs, pela descoberta da teoria de como as partículas adquirem massa. A teoria premiada é uma parte central do modelo padrão da física de partículas, que descreve como o mundo foi construído.

Em 1964, ambos propuseram a teoria, de forma independente um do outro e, em 04 de julho de 2012, suas ideias foram confirmadas pela descoberta da chamada Partícula de Higgs, no laboratório do CERN, na Suíça.

François Englert nasceu em 1932, em Etterbeek , Bélgica, fez seu Ph.D em 1959, pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica, sendo Professor Emérito na mesma universidade.

Peter W. Higgs , nasceu em 1929, em Newcastle upon Tyne, Inglaterra, aquiriu seu Ph.D em 1954, no Kings College, London University e é Professor Emérito da Universidade de Edimburgo, Reino Unido.

Para acessar mais informações sobre os premiados, clique AQUI e AQUI