29 de maio de 2014

Fluorescence Lifetime Imaging for Clinical Applications

Em mais uma iniciativa do Grupo de Óptica do IFSC-USP, ocorreu no último dia 29 de maio, pelas 12h50, no Anfiteatro Horácio C. Panepucci do nosso Instituto, o seminário Fluorescence Lifetime Imaging for Clinical Applications, apresentado pelo Prof. Dr. Javier A. Jo, do Laboratory for Optical Diagnosis and Imaging (LODI), da Texas A&M University.

Como o próprio título da palestra revela, Javier focou sua apresentação na técnica de microscopia de imagem por fluorescência em longa duração, que pode ser utilizada para caracterizar a composição bioquímica de diversos tecidos. A aplicação dessa tecnologia de imagem óptica serve como uma ferramenta clínica para o diagnóstico de câncer bucal e para o estudo de mecanismos do desenvolvimento da aterosclerose coronária.

JAVIER_JO-300Além disso, o docente forneceu um balanço dos atuais esforços feitos no desenvolvimento da óptica instrumental, bem como dos métodos computacionais utilizados em aplicações clínicas.

Javier A. Jo fez seu bacharelado em engenharia eletrônica pela Pintificia Universidad Catolica del Peru. Em 1998, ele ingressou na University of Southern California, Estados Unidos, e posteriormente obteve seu mestrado na área de sinal e processamento de imagem, e o doutorado em engenharia biomédica. Entre 2002 e 2005, Javier realizou um pós-doutorado em biofotônica no Cedars-Sinai Medical Center, na Califórnia. Atualmente, o Dr. Javier atua nas áreas de análise de sistemas, processamento de sinal e imagem, e instrumentação biomédica, com aplicações em óptica.

O Laboratory for Optical Diagnosis and Imaging foi criado pelo Departamento de Engenharia Biomédica da Texas A&M University, em 2007. Sua missão é desenvolver tecnologias que possam ajudar à compreensão da fisiologia subjacente e biologia em diversas condições patológicas e para traduzir tais tecnologias na área clínica. Além disso, o laboratório também foca desenvolver a espectroscopia óptica e a instrumentação de imagem e sinal, e ferramentas de processamento de imagens para quantificar composições de moléculas, bem como os estados fisiológicos dos tecidos biológicos com resoluções macroscópicas e microscópicas.