14 de junho de 2013

Física e Neurociência: Universalidade na dinâmica cerebral de ratos

Mauro Copelli, docente e pesquisador do Departamento de Física da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco foi o convidado de mais uma edição do programa Colloquium diei, organizado pelo IFSC, um evento que decorreu na manhã do dia 14 de junho.

A última década testemunhou o crescimento rápido das aplicações de conceitos e métodos de Física Estatística a problemas de fronteira em Neurociência.

O ano 2003 foi particularmente importante nesta história, porque revelou o trabalho experimentalCOPELLI de Beggs e Plenz, demonstrando a existência de “avalanches neuronais” em fatias corticais de ratos.

Estes eventos de duração rápida são notáveis por não terem um tamanho característico: assim como incêndios florestais, avalanches em pilhas de arroz e explosões solares, sua distribuição de tamanhos é invariante por escala (isto é, segue uma lei de potência).

Estes resultados levaram a um grande número de trabalhos que buscam relacionar o funcionamento do cérebro a fenômenos críticos, retomando uma tradição de modelos de criticalidade auto-organizada que foi efervescente em Física nos anos 90.

Uma breve revisão desta área emergente da Neurociência mostra que os sistemas experimentais estudados têm sido geralmente “reduzidos”, como preparações “in vitro” ou animais anestesiados.

O Prof. Copplei mostrou, na sua palestra, que mesmo em animais não anestesiados e em plena atividade é possível detectar assinaturas de fenômenos críticos com propriedades universais.