Notícias

4 de dezembro de 2015

Física de precisão com o lépton tau

Nessa sexta-feira, 04, o Prof. Dr. Diogo Boito, do Grupo de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), participou do programa Colloquium diei, que decorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, desta instituição.

DIOGO_-_300O tau é o lépton mais pesado: sua massa é cerca de 3500 vezes maior que a do elétron. Os decaimentos do tau podem ser calculados e medidos com grande precisão e constituem um excelente laboratório para diversos aspectos da física de partículas. Pelo fato de ter massa suficiente para decair em hádrons, os decaimentos do tau são muito úteis para os estudos de cromodinâmica quântica (QCD). Nesse colóquio, intitulado Física de precisão com o lépton tau, o docente discutiu a física de precisão que pode ser feita com esses decaimentos, tendo enfatizado os aspectos da QCD.

O Prof. Diogo é graduado e mestre em Física pelo Instituto de Física da USP (IF/USP), além de mestre e doutor em Física pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (Espanha). Desde setembro último, ele integra o corpo docente do Instituto de Física de São Carlos.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..