18 de maio de 2016

Filosofísica: “Uma busca (desordenada) da compreensão”

Filosofisica_-_LogoDiscutiremos e daremos motivações de estudos para diversos tópicos como: Termodinâmica (do equilíbrio e fora deste); Reversibilidade X Irreversibilidade; Mecânica Estatística; desenvolvimento de um Método Estocástico; teoria de Sistemas Dinâmicos aplicada a Cinética Química, a padrões de Turing (biogêneses e diferenciação celular) e a quebra de simetria quiral; Mecânica Clássica de massas e de cargas; Mecânica Quântica de cargas. Nesse último caso mais especificamente, tentaremos mostrar como estudos envolvendo Mecânica (semi) Clássica poderiam ajudar na compreensão da Mecânica Quântica em algum dos seus fundamentos. Passaremos também por alguns trabalhos práticos como o estudo de: compostos com ligações de Lewis; grafenos baseados em diferentes estruturas moleculares; (foto)catálise entre outros sistemas. E ainda se der, revisitaremos o passado geológico para discutir peripécias paleontológicas e climáticas. Resumidamente, mostraremos como não fazer ciência hodierna e também como não ser um cientista exemplar.