11 de agosto de 2016

Filosofísica: “Física e filosofia na vindoura revolução da neurociência”

Filosofisica_-_LogoAlguns cientistas e filósofos começam a falar em uma futura grande revolução na neurociência, com consequências para a representação de quem nós somos. Após examinar brevemente como técnicas de física experimental estão abrindo o caminho para o estudo de células neurais individuais, apresentarei considerações da área da filosofia da mente a respeito da natureza da consciência e do estabelecimento de leis psicofísicas. Isso leva a reflexões sobre o que é a física, tendo em vista que alguns físicos já falam em uma “física da consciência”. Como entender a emergência de subjetividades em um universo físico? Argumentarei que a física teórica e a modelagem computacional terão papel limitado nesta pesquisa, pelo fato de elas não capturarem as “qualidades” que vivenciamos subjetivamente. Defenderei que tais qualidades são reais, fazem partem do mundo físico, e se localizam em regiões do encéfalo.