4 de maio de 2016

Filosofísica: “Ciência e certeza no século XVII”

Filosofisica_-_LogoÉ por meio da razão que nos tornamos, para usarmos as palavras de Descartes, “mestres e senhores da natureza”. Essa imagem ilustra que a centralidade do recurso à razão, como instância de validação da verdade, surge no discurso filosófico da era moderna, primeiramente, no seu aporte para o desenvolvimento técnico e científico cujo crescimento naquele momento alcançava escalas exponenciais. A ideia que estava presente nos filósofo modernos é que a razão tem o poder de reunir as diversas atividades científicas numa base comum e objetiva, inscrita na prerrogativa metodológica de que as mais variadas ciências são expressão de um mesmo processo racional; conduzido pela unidade do entendimento humano ou nas palavras de Descartes: todas as ciências “são expressão da mesma sabedoria humana” (AT, X, p.36 / Regra I). Nesses termos, vou procurar mostrar como a ciência é tomada no século XVII como a atividade da razão humana que se projeta sobre a natureza para torná-la o seu espelho, de sorte que tudo aquilo que o ser humano toca transformar-se em racional, em sua autoimagem.

*O palestrante convidado participará do encontro através de vídeoconferência