17 de abril de 2017

Filosofísica: “Astronomia nas culturas e educação científica”

Filosofisica_-_LogoAstronomia cultural (AC) envolve tentativas de entendimento e de tradução de como outras culturas, do passado ou do presente, se relacionam com aquilo que no nosso recorte, ocidental, chamamos de céu. AC trata de fatos sociais – sejam socioambientais ou históricos – e lida com etnoconhecimentos. Trago exemplos de trabalhos em AC desenvolvidos por mim no sertão nordestino e por outros colegas em outras partes do Brasil e da Argentina. A denominação dessa área é inadequada, pois, em geral, ela não tem relação com a ciência astronômica. Problematizo a questão da inserção de conteúdos e contextos de astronomia cultural na educação científica da forma como esta tem sido pensada e praticada. Argumento que temos um sério problema na imbricação das visões de mundo, objetivos e métodos de cada uma dessas duas áreas. Comento as implicações de uma releitura do papel da educação científica à luz dos estudos coloniais e descoloniais.