11 de maio de 2016

Filosofísica: “A Teoria Histórico Cultural, o desenvolvimento humano e Educação Infantil”

Filosofisica_-_LogoComo pensar o desenvolvimento humano para além da visão maturacional, se o concebermos distante da maturação? Qual papel teria o ensino no desenvolvimento humano? Qual significado possuiria a escola? Procuraremos nessa breve conversa a respeito da Teoria Histórico Cultural responder a essas questões destacando o papel fundamental que o ensino das ciências desde a Educação Infantil possui para o desenvolvimento humano.  Ao mesmo tempo apresentaremos alguns conceitos chaves da THC a partir de seus principais autores clássicos (Vygotsky, Leontiev, Elkonin) e contemporâneos (Fleer, Hedegaard, Van Oers, Chaicklin).