30 de agosto de 2019

Festa na premiação da Competição USP de Conhecimentos (CUCo)

O Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) esteve em festa no dia 26 do corrente mês, com a entrega dos prêmios relativos à 3ª edição da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), integrada no Programa Vem pra USP!, que este ano congregou mais de sete mil alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio público do Estado de São Paulo, de acordo com a série escolar. Isenção da taxa do vestibular da Fuvest, visitas aos campi da universidade, aulas e monitorias online, certificados e bolsas de pré-iniciação científica e de estágios, foram alguns dos atrativos oferecidos aos jovens estudantes.

Para as escolas e grêmios estudantis com maior índice de participação na CUCo, o prêmio foi em dinheiro e deverá ser revertido em benefício da própria instituição. Já os professores incentivadores, indicados pelos alunos, participam de um evento de graduação na USP, com diária paga. No total, os recursos investidos na premiação ultrapassaram R$ 600 mil reais.

Realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o Programa Vem pra USP! tem o objetivo aproximar a Universidade de São Paulo aos alunos e escolas da rede pública de ensino. Nesta 3ª edição, foram 139 mil estudantes inscritos, representando 602 municípios do Estado.

Na cerimônia, a Dirigente Regional de Ensino de São Carlos, Profª Débora Gonzalez Costa Blanco, não escondeu sua satisfação em ver São Carlos novamente em primeiro lugar na competição, com a Diretoria de Ensino que teve o maior número de alunos inscritos que concluíram a 2ª fase da prova, bem como o maior número de alunos premiados ao nível do estado. “Foram noventa e uma diretorias de ensino do estado de São Paulo que participaram da CUCo, contudo esta é uma festa para São Carlos, de todos os professores, alunos e da escolas”, comemorou Débora.

Este ano, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está lançando o projeto Educa São Paulo, sendo que o ProgramaVem pra USP! será o primeiro módulo a ser lançado. “O Vem pra USP! é de fato uma oportunidade para os alunos terem isenção nos vestibulares da FUVEST, de conhecer uma universidade de ponta, e o Educa São Paulo oferece a possibilidade dos jovens estudantes vivenciarem uma experiência inesquecível”, sublinhou Débora.

Esta cerimônia de premiação contou, entre outros convidados, com a presença do Vice-Reitor da USP e coordenador-geral do programa, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que, em entrevista à Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, sublinhou o fato de São Carlos ser uma cidade muito particular, com duas universidades e um aglomerado de colégios detentores de dirigentes muito engajados. “São Carlos tem uma particularidade adicional, que é ter uma dirigente regional de ensino que tem executado um trabalho fantástico no capítulo da motivação dos alunos e professores. E isso faz com que cada evento do Vem pra USP! – CUCo tenha cada vez mais gente envolvida. É óbvio que, com isso, São Carlos sempre aparece com destaque significativo na classificação geral do estado de São Paulo, motivando-nos a que cada vez trabalhemos mais para que as escolas públicas de todo o estado passem a ter um patamar de alta qualidade de ensino e de acolhimento de todos os estudantes, sem exceções”, pontuou Hernandes.

Além dos prêmios normais entregues nesta cerimônia, Antonio Carlos Hernandes sublinhou o fato de que o prêmio mais importante e essencial foi que os alunos que estão no 3º ano ganharam um prêmio fundamental que pode fazer a diferença nas suas vidas, que é a isenção de pagamento do vestibular da Fuvest. “Dos premiados, cerca de 95% já fizeram sua inscrição e isso nos dá uma garantia de que todo o trabalho feito até aqui tem sido compreendido pelos estudantes”, enfatizou Hernandes, sublinhando o anúncio feito na cerimônia do início das inscrições para o programa Educa São Paulo. “A USP propôs junto ao governo do estado esse programa e os alunos premiados nestas competições terão acesso direto à plataforma do programa, sendo que seu início será em São Carlos para a realização de cursos gratuitos e interdisciplinares, com a duração de 40 horas, concluiu o Vice-Reitor.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP