23 de agosto de 2022

“Festa do Livro da USP São Carlos – 2022” – Uma festa da literatura e muito mais

Iniciou-se hoje (23/08), no Campus USP de São Carlos, a sétima edição da “Festa do Livro da USP São Carlos”, um evento gratuito, aberto a toda a comunidade, e que irá ocorrer até quinta-feira (25).

Além da habitual feira de livros para todos os gostos, o evento apresenta palestras, apresentações culturais, mesas redondas com grandes nomes da literatura, sendo que no primeiro dia do evento o destaque foi para a presença de Eduardo Suplicy, economista, professor universitário, administrador de empresas e político brasileiro, que dissertou, no final da manhã, sobre as consequências sociais da pandemia, entre outros assuntos da atualidade.

A elevação do grau da justiça no Brasil

Eduardo Suplicy

Através de uma breve conversa com a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP antes de sua palestra, Eduardo Suplicy sublinhou que era um prazer enorme estar presente em um evento universitário que considerou de alto nível, principalmente em uma época bastante difícil. “Alguns setores incitam ao ódio, quando na verdade todos deveríamos incitar ao amor nas suas mais diversas formas, entre elas o amor aos livros, à literatura nas suas mais diversas formas, como estamos vendo aqui. Então, eu me sinto feliz de ter sido convidado pela USP de São Carlos para participar neste bonito evento e poder falar de várias coisas. De como podemos enfrentar os problemas do povo brasileiro, principalmente a desigualdade e a pobreza crescente, mas também falar do desenvolvimento da política econômica e das ferramentas que possam colaborar para a elevação do grau da justiça brasileira”, sublinhou nosso entrevistado. A educação foi outro tema destacado por Eduardo Suplicy, não só em termos da educação tradicional para os jovens, mas também aquela que é destinada aos adultos, principalmente para aqueles que não tiveram oportunidades de frequentar uma escola, tendo recordado a figura e os ensinamentos do Professor Paulo Freire. “Outro tema que irei abordar será a saúde, já que, no meu ponto de vista, devemos apostar nela não só para os que trabalham nas cidades, mas também para os que labutam no campo”. O estímulo às diversas formas de economia solidária, de cooperativas, foram assuntos que Suplicy abordou em nossa conversa, elevando dessa forma a imagem e o pensamento do professor e escritor brasileiro, Paulo Singer, colocando-os no mesmo grau de importância sobre aquilo que considera ser as vantagens enormes de como a renda básica poderá, igualmente, elevar a dignidade e a liberdade real para todos, na sociedade.

Cinquenta e seis editoras estão presentes neste evento, aberto ao público diariamente entre as 10h00 e as 20h00, apresenta obras de autores da cidade de São Carlos.

Veja abaixo a programação estipulada para os próximos dois dias:

24 de agosto – quarta-feira
13h00 – Apresentação artística: Casa Aura Flamenca – Flamenco para todos – a bailar por ai!
14h00 – Bate-papo: Reinaldo José Lopes – Uma história da violência no Brasil
17h00 – Bate-papo: Ana Paula Simioni – Mulheres na Semana de Arte Moderna
20h00 – Apresentação musical: USP Filarmônica – Bossa Nova

25 de agosto – quinta-feira
13h15 – Apresentação musical: Coral USP São Carlos – Repertório brasileiro
14h00 – Bate-papo: Felipe Iszlaji, Carolinne Pinheiro e Ana Lis Soares – A inteligência artificial vai escrever literatura e música?
16h00 – Bate-papo: Guilherme Infante, Shun Izumi e Talles Rodrigues – Crítica em tirinhas na internet
18h00 – Apresentação musical: Quarteto Brasileiro – Música brasileira
20h00 – Mesa redonda nobre: Julián Fuks – Lembremos do futuro: crônicas do tempo e da morte do tempo.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP