28 de junho de 2017

Feira reuniu 55 clubes de ciências no Campus USP São Carlos

No último domingo (25), no Salão de Eventos do Campus USP FEIRA_DE_CeT_CEPOF_2017_1_250São Carlos, o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF/FAPESP) e a Diretoria de Ensino – Regional São Carlos realizaram a Feira de Ciência e Tecnologia do CePOF/USP-2017, que reuniu 55 clubes de ciências, formados por alunos de escolas públicas das cidades paulistas de Corumbataí, Descalvado, Dourado, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito e São Carlos (incluindo os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia), que apresentaram os projetos que desenvolveram com os kits educativos do programa Aventuras na Ciência, dedicados às áreas de astronomia, biologia, geofísica, matemática, física óptica, cores, química e termodinâmica.

Nessa edição do evento, a adesão de clubes foi tão alta – na feira que se realizou no ano passado, participaram 30 equipes – que a organização não incluiu a participação de escolas particulares. Além do maior número de clubes, a qualidade dos trabalhos também foi outro destaque do evento: “Os trabalhos dessa Feira estão em um nível muito mais elevado do que os do ano passado. Os alunos, no ano passado, estavam pedindo auxílio aos professores. Este ano, não. Eles mesmos [os alunos] estão explicando, estão respondendo a todas as argumentações”, disse a Dra. Wilma Barrionuevo, integrante do CePOF.

WILMA_E_SILVANA_500

Wilma Barrionuevo e Silvana Belotti

Silvana Belotti, Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos, destacou a importância de professores estimularem, em seus alunos, o interesse pela pesquisa. “Aconteceu um crescimento científico dentro das escolas. Escolas que não tinham clube criaram seus clubes; as escolas que tinham clubes aumentaram o número de clubes. E isso foi, para nós, muita satisfação”.

DEBORA_BLANCO_500

Débora Gonzalez

Débora Gonzalez Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, destacou o prazer dos jovens em desenvolver os projetos de ciência; o potencial que esses alunos têm para ingressar em uma universidade pública; e o auxílio que iniciativas como a Feira oferecem para que o público pré-universitário esteja suficientemente preparado para se formar em instituições, como a USP. “A escola pública tem que marcar o seu espaço, porque, afinal de contas, nós temos todas as ações afirmativas, as cotas, as vagas que são reservadas a ela, e queremos ocupá-las da melhor maneira possível, com alunos bons”.

FRANCIELE_500

Franciele Araújo

Na Feira, houve inclusive grupos que personalizaram marcadores de livros, em referência aos seus clubes, enquanto outros comercializaram as próprias ideias. Foi o caso de um grupo de sete alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos. A estudante Franciele Araújo (16 anos), que faz parte da equipe, explicou que, com a infraestrutura da própria escola, seu grupo começou a estudar como se faz extração de óleos essenciais e, depois, obtiveram aromas de laranja, lavanda, limão e citronela.

Assim, os estudantes misturaram esses aromas e PROJETO_-_E_E_SEBASTIAO_250criaram produtos, como aromatizantes e sabonetes. Os alunos dessa escola e seus pais apoiaram tanto a ideia que os desenvolvedores do projeto empreenderam, comercializando os produtos. Franciele disse que todo o dinheiro arrecadado tem sido investido no desenvolvimento do projeto, que poderá ser aprimorado assim que os jovens empreendedores regressarem das férias escolares. “A gente ainda está com a ideia de, quem sabe, fazer um mini perfuminho ou aprimorar mais o nosso trabalho”.

Além dos clubes de ciências, pôde-se, por exemplo, conferir o planetário itinerante, bem como os aparelhos e experimentos do CePOF, e experimentos de física que foram apresentados por pessoal do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Durante o evento, foram premiados clubes, professores e escolas participantes:

E.E. Jardim Zavaglia – São Carlos – Experimento: Análise Geológica do Cerrado

E.E. Prof. João Marmorato – São Carlos – Experimento: Comparação da Variação de

Temperatura entre dois planetas do Sistema Solar.

Ensino Médio

E.E. Jardim Zavaglia – São Carlos – Experimento: Cromatix: As Aventuras no mundo das Cores.

E.E. Sebastião de Oliveira Rocha – São Carlos – Experimento: Extração de óleos essenciais.

E.E. Sebastião de Oliveira Rocha – Experimento: Acidificação de uma solução de gás carbônico.

E.E. Antonio Militão – São Carlos – Experimento: Chuva ácida.

Escolas mais participativas

E.E. Sebastião de Oliveira Rocha – São Carlos: onze clubes de ciências

E.E. Luciano Ivo – Descalvado: sete clubes de ciências

E.E. Joaquim de Toledo – Itirapina: cinco clubes de ciências