26 de junho de 2019

Café com Física – “Extinction transitions in correlated external noise”

O tradicional programa de palestras “Café com Física”, promovido pelo IFSC/USP, apresentou neste último dia 26 o tema “Extinction transitions in correlated external noise”, sob a responsabilidade de Alexander Wada (IFSC-USP).

Neste seminário, o pesquisador fez uma análise sobre a transição de fase da equação logística com o ruído correlacionado por leis de potência de longo alcance, que permite que o sistema flutue entre as fases de extinção e sobrevivência.

Transições de fase, em particular, como Wada observou em muitos fenômenos, podem ser visualizadas na transição da fase absorvente, entre a extinção e a sobrevivência de populações biológicas. O pesquisador explicou que um dos modelos de campo médio mais simples, que descreve esse tipo de transição de fase, é a equação logística, e que os resultados do mapeamento no movimento browniano fracionário refletido são suportados por simulações de Monte Carlo.

Alexander afirmou que ao mapear esse problema no movimento Browniano fracionário refletido, é possível esclarecer como o ruído correlacionado à lei de potência de longo alcance altera o comportamento crítico do sistema.