19 de setembro de 2014

Explorações no mundo das caminhadas aleatórias

Ocorreu no dia 19 de setembro, pelas 10h30, no Anfiteatro Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), mais uma edição da iniciativa Colloquium diei, desta vez com a palestra subordinada ao tema Explorações no mundo das caminhadas aleatórias, apresentada pelo Prof. Dr. Marcelo Andrade de Filgueiras Gomes, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Este colóquio foi inspirado nos problemas matemáticos e físicos básicos do Marcelo2-300universo das caminhadas aleatórias, sendo que partir de estudos clássicos, o palestrante apresentou generalizações recentes desses objetos, as quais têm aplicações potenciais em todas as áreas da física, como, por exemplo, no campo da ciência de materiais e em problemas fundamentais da biologia. Marcelo, explorou ainda, de forma direta, tanto os aspectos teóricos quanto os experimentais e os aplicados, tendo enfatizado os elementos geométricos, a intuição e a universalidade de determinados fenômenos.

Marcelo Andrade possui graduação em física pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado também em física pela UFPE, e pós-doutorado pela Università di Roma I e Università di Padova, Itália. Além disso, ele é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua com Física Estatística e Geral e Matéria Condensada, desenvolvendo trabalhos experimentais, de simulação computacional e teoria em diversas áreas, incluindo adsorção, amassamento, fenômeno crítico fora do equilíbrio, formação de nós e outros defeitos topológicos, fragmentação, membranas, problemas de empacotamento, problemas em matéria condensada macia, física biológica e outras áreas interdisciplinares e sistemas de baixa dimensionalidade.