18 de setembro de 2015

Experiência de aprendizado ativo no IF

A Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado, docente do Instituto de Física da USP (IF/USP), esteve no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) no último dia 18 de setembro, onde apresentou a palestra Experiência de aprendizado ativo no IF. O evento, que fez parte da programação do Colloquium diei, ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP).

Carmen_do_Prado_300Ao longo dos últimos anos, novos resultados em áreas de pesquisa distintas, como, por exemplo, no campo da cognição, educação, neurociência e psicologia, têm reforçado e validado iniciativas de “aprendizagem ativa” que buscam fortalecer a participação do aluno, em sala de aula. Na física, segundo Carmen Prado, essas iniciativas têm mostrado que há pouca correlação entre a competência na solução de problemas acadêmicos e a real compreensão dos conceitos subjacentes, por parte dos alunos; e que as aulas expositivas não têm suprido essas deficiências.

Em sua apresentação, a docente destacou algumas propostas de aprendizagem ativa, tal como a Instrução pelos Pares, desenvolvida por Eric Mazur, na Harvard University (EUA). Prado também discutiu a experiência do IF/USP de ter adotado e adaptado o método Student-centered active learning environment with upside-down pedagogies (SCALE-UP)*, nas turmas de física 1.

*Método desenvolvido por Robert Beicher, na University of North Carolina (EUA).