7 de dezembro de 2022

Exótica fase da matéria pode ser útil para desenvolver computadores quânticos

A edição Nº 322 da Revista FAPESP, relativa a dezembro do corrente ano, apresentou em um de seus destaques o trabalho publicado na revista científica “Physical Review Letters” de julho deste ano, que aborda a utilização de um material magnético bidimensional que pode ser a base para uma nova forma da computação quântica.

Assinado pelo pesquisador do IFSC/USP, Prof. Eric de Castro e Andrade e pelo pesquisador Vitor Dantas, ex-aluno de mestrado, o conteúdo deste artigo científico pode levar a uma resposta para solucionar (parcial ou totalmente) algumas das  dificuldades que atualmente se apresentam para a construção dos computadores quânticos.

Eric de Castro e Andrade possui graduação (2004) e doutorado (2010) em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre Outubro/2010 e Dezembro/2013 realizou um pós-doutorado na Technische Universität Dresden (TU Dresden – Alemanha). Entre Fevereiro/2014 e Janeiro/2016 desenvolveu um projeto de Jovens Pesquisadores FAPESP no Instituto de Física Teórica em São Paulo (IFT/Unesp).

Entre 2016 e 2022 foi professor no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), sendo atualmente professor associado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP). Tem experiência em Física da Matéria Condensada, nas áreas de Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados, Sistemas Heterogêneos e Magnetismo Frustrados.

Para acessar o artigo publicado na Revista FAPESP, clique AQUI.