23 de maio de 2017

Excitation of an Atomic Transition with a Vortex Beam

Na palestra Excitation of an Atomic Transition with a Vortex Beam: How Atoms Learned to Stop Worrying and Love the Twist, ministrada pelo Dr. Christian Schmiegelow (Universidade de Buenos Aires – Argentina) em 23 de maio, na sala de seminários do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), os participantes conferiram resultados experimentais, em que o momento angular orbital de um fóton foi transferido para os graus eletrônicos CHRISTIAN_SCHMIEGELOW_250internos de liberdade de um único átomo.

Schmiegelow graduou-se na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, e doutorou-se na Universidade de Buenos Aires, também na Argentina. Durante alguns anos, desenvolveu pesquisas básicas e aplicadas na Universidade de Mainz, na Alemanha, e, posteriormente, regressou à Universidade de Buenos Aires, onde estabeleceu o Laboratório de Íons Frios e Átomos.