7 de outubro de 2011

Evento congregou pesquisadores de diversas Unidades do campus

O “IV Panorama da Óptica”, realizado na última quinta-feira, 6 de outubro, foi de grande sucesso!

1Além de contar com a participação de diversos e alunos e docentes do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), químicos, engenheiros e biofísicos de outras Unidades do campus estiveram presentes, para acompanhar as palestras, ministradas por pesquisadores, nacionais e internacionais.

Niklaus Ursus Wetter, do IPEN (autarquia associada à USP) e Mauro Luciano Baesso, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentaram suas pesquisas, embasadas no preparo de lasers de fibra e vidros emissores de luz branca.

Baseando-se em processos ópticos não-lineares, Lino Misoguti, do IFSC, Carlos Lenz César, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Randy A. Bartels, da University of Colorado (EUA) discorreram sobre os fundamentos da geração de altos harmônicos e suas aplicações em microscopia.

O evento, uma iniciativa do Grupo de Fotônica do IFSC, contou com o apoio da Diretoria do IFSC, comissão de graduação e pós-graduação do IFSC, Programa de Ciência e Engenharia dos Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Pró-reitoria de Pós-graduação da USP, Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, OSA e empresa Lynx.