30 de maio de 2014

Etanol celulósico brasileiro: sonho ou realidade?

Em mais uma edição do Colloquium diei, que decorreu no dia 30 de maio, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), o Prof. Dr. Igor Polikarpov, integrante do Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto, apresentou a palestra Etanol celulósico brasileiro: sonho ou realidade?.

Etanol celulósico, energias renováveis e tecnologias “verdes” tornaram-se recentemente os principais focos de biociências e biotecnologia em todo o mundo. O Brasil é um dos países líderes no desenvolvimento agrícola e produção de biomassa, que tem várias vantagens na corrida para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis.

No entanto, diversos obstáculos têm que ser superados para estabelecer tecnologias deIGOR300 transformação de biomassa lignocelulósica em biocombustíveis. A hidrólise enzimática é um dos passos mais importantes na desconstrução de biomassa, no caminho para a produção de biocombustíveis de segunda geração, que deve ser otimizado e integrado com as etapas de pré-tratamento e de fermentação para permitir uma transformação eficiente da biomassa em biocombustíveis e produtos químicos.

Entretanto, nessa palestra o docente Polikarpov abordou a situação atual na área e os resultados recentes de estudos de morfologia de biomassas e das estruturas de hidrolases de glicosídeos, que visam aumentar a eficiência na despolimerização de biomassa lignocelulósica e produção de biocombustíveis avançados.

O Prof. Igor, que é Vice-Diretor da Rede USP da Bioenergia, atua com pesquisas nas áreas de Biologia Estrutural e Biofísica Molecular e suas aplicações em Bioenergia, Meio Ambiente e Saúde. Polikarpov possui graduação em Física e doutorado em Ciências Físico-Matemáticas pela Bielorussia, pós-doutorado pela Academia de Ciências da Letônia, Max Planck Gesselschaft e pela Edinburgh University.

O docente, que tem mais de cento e noventa artigos publicados em revistas internacionais – os quais foram citados mais de três mil vezes em outros artigos científicos -, também é membro do Editorial Board da revista Biotechnology Letters, e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.