25 de novembro de 2015

Estudantes de licenciatura visitam Museu Catavento

Em 10 de novembro, vinte e três alunos do curso de licenciatura em Ciências Exatas do Campus USP – São Carlos visitaram o Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência, em São Paulo, onde interagiram com diversos experimentos relacionados à Física, em especial, à Mecânica.

museu_catavento-250A iniciativa partiu da Profa. Cibelle Celestino, do Grupo de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). A docente, que ministra aula de Mecânica para alunos do primeiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, acompanhou os estudantes ao Museu, onde eles escolheram algum experimento e elaboraram um relatório, explicando como e por que tal experimento funciona, tendo tido como base o conhecimento adquirido ao longo da disciplina da docente.

Ana Laura Junqueira Ferreira, aluna do curso de licenciatura que participou da viagem e ficou atraída pela parte de Astronomia do Museu, destacou a diversidade de temas que são abordados no local. Nas quatro sessões do Museu Catavento (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), os visitantes tiveram a oportunidade de conferir experimentos sobre o Sistema Solar, interior da Terra, a vida, os aquários marinhos, o eletromagnetismo, a luz, ecologia, nanotecnologia, além de vários outros temas. A visita foi muito interessante, porque aprendemos sobre assuntos que eram aplicações já analisadas por nós em sala de aula, disse Ana.

Durante a visita, o contato tátil com alguns experimentos sobre Física foi a particularidade que mais agradou Caroline Lorente, outra aluna do curso de licenciatura que participou da viagem. Embora já conhecesse os conceitos da Física, os experimentos do Museu clarearam a compreensão que eu tinha sobre as teorias. Por isso acho que a visita ao Museu é tão importante não só para graduandos, mas também para o público em geral, comentou ela.

Ana_e_Caroline_500

Ana e Caroline

As duas estudantes, que daqui a alguns anos deverão se tornar docentes, veem nas atividades interativas uma grande oportunidade de estimular o interesse dos jovens em disciplinas como Matemática, Física ou Química, que geralmente são tachadas de complexas e, em muitas vezes, de desinteressantes pelos alunos. Levar um estudante de qualquer faixa etária a um museu, por exemplo, faz com ele veja que as disciplinas de exatas estão presentes em seu cotidiano, pontuou Ana.

Assim como ela, Caroline reconhece a necessidade de estimular o contato dos estudantes com as atividades práticas, como, por exemplo, visitas didáticas ou aulas laboratoriais. Quando atuar como docente, pretendo usar bastante esse tipo de técnica para despertar a curiosidade dos alunos. Essa interação dos estudantes com as atividades práticas reflete tanto no entendimento de determinado assunto, quanto na realização de exercícios.

visita-museu-catavento-500

Profa. Cibelle e estudantes durante a visita ao Museu